sexta-feira, 20 de setembro de 2013

2743 - Optica Foernges: o primeiro emprego de A J Renner

Empresa foi primeira a fazer lentes sob receita

Primeira ótica do RioGrande doSul a fazer lentes sob receita, a Foernges foi fundada por Carlos Foernges em abril de 1895. Ao longo desses 116 anos, a empresa mantém a sua matriz no prédio centenário na Rua dos Andradas, no centro de Porto Alegre. Ali funciona a área administrativa, o estoque e o laboratório que atendem as lojas da rede, todas na Capital gaúcha.
Bruno Foernges, atual diretor-presidente da operação, é neto do fundador da empresa e conta que, em 1883, Carlos Foernges montou em Montenegro uma instalação de ourivesaria, prataria e confecção de arreios. Depois, abriu uma loja em Porto Alegre e mandou o filho mais velho, João Felipe, estudar óptica na Alemanha, ainda hoje um dos principais centros do ramo no mundo. Carlos teve três filhos -
João Felipe, Bruno e Theobaldo.
Depois de dois anos, João Felipe retornou a Porto Alegre trazendo equipamentos para confecção de lentes de grau, uma novidade na época. O laboratório foi inaugurado em 1909 e, com isso, a Foernges tornou-se a primeira óptica do Estado a fazer lentes sob receita médica. Antes, os clientes recorriam a óculos prontos, com o grau pré-estabelecido. O carro-chefe da empresa ainda são óculos de grau com receita. No escritório da loja-matriz estão algumas relíquias, como um almanaque alemão editado em 1898 que traz um anúncio da óptica Carlos Foernges. Fotos antigas e reproduções de publicações na imprensa integram o acervo. 
Companhia foi fundada por Carlos Foernges em abril de 1895. 
ÓPTICA FOERNGES/DIVULGAÇÃO/JC

Matéria publicada pelo Jornal do Comércio em 5 de setembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário