domingo, 22 de setembro de 2013

2761 - Rosauto SA

Antiga loja da Rosauto, na rua João Pessoa
A Rosauto é uma importante concessionária de veículos montenegrina. É também, muito tradicional, pois foi fundada em meados de março de 1949. Além de tudo a Rosauto tem particular vínculo com a história de Montenegro.
Ela começou suas atividades no prédio da antiga usina termoelétrica de Montenegro, situada na rua José Luis, esquina com Doutor Flores.
Além disso, o principal administrador da empresa foi o advogado Antônio Carlos Fernandes Rosa (o Doutor Niquinho). O mais importante historiador montenegrino, irmão de Cylon Rosa, que foi governador do estado.
Os sócios fundadores da empresa foram Heitor Müller (não confundir com Heitor Müller que é o atual presidente da FIERGS), Próspero Mottin e Francisco Kolberg. Ainda em 1949, Antônio Carlos Fernandes Rosa tornou-se sócio da empresa.
A primeira marca de veículos representada pela Rosauto foi a francesa Renault passando depois para a inglesa Austin e caminhões Dodge. Depois abandonaram a Austin passaram a vender apenas a marca Dodge (caminhões e automóveis).
Em 1952 foi fundada a empresa Willys Overland do Brasil, uma pioneira da indústria automobilística brasileira e a Rosauto passou a representá-la. Em 1956, a Willis lançou a Rural Williys, camionete que fez grande sucesso no país (uma delas aparece na foto, estacionada adiante da loja Rosauto). Em 1959, a Willys passou a fabricar, no Brasil, o Renault Dauphine (lê-se Dofine). Em 1960, foi lançado o Aero Willys. Em 1962, a fábrica passou a produzir o esportivo Interlagos (também por licença d Renault). No mesmo ano, foi lançado o Aero Willys, automóvel de linhas modernas, que fez bastante sucesso. Em 1966, o Aero surgiu também numa versão de luxo chamada de Itamarati.
Em 1967, a Ford assumiu a Willys brasileira e a Rosauto passou a representar a General Motors do Brasil SA.
A Rosauto construiu um prédio próprio, na Rua João Pessoa 1215 (foto), onde funcionou por muito tempo. Ao lado dela, como se vê na foto, encontrava-se a fábrica de bolinhas de natal.
O veículo estacionado mais perto da Rosauto, na foto, parece uma Kombi. Mas, na verdade, é um DKW Schnellaster, conforme nos foi informado no comentário abaixo. A palavra schnell, significa rápido, em alemão. É uma das palavras mais usadas pelas mães, quando davam uma tarefa para os filhos e esses demoravam.

Foto do acervo de Romélio Oliveira
Dados do livro Montenegro de Ontem e de Hoje

Um comentário:

  1. Mas é um espetáculo ver em primeiro plano esse DKW Schnellaster. Onde estará hoje?

    ResponderExcluir