terça-feira, 24 de setembro de 2013

2779 - Postal antigo de Montenegro (aproximadamente 1900)

No tempo em que a cdade ainda era pouco povoada





Fotos antigas de Montenegro existem muitas. E não são nada raras as fotos tomadas de cima do morro São João ou do Morro da Pedreira. Mas tão antiga como essa é difícil. A data provável dessa foto é 1900. Talvez um pouco antes. Não se trata de foto colorida, mas sim de foto colorizada. Ou seja: uma foto preto e branco sobre a qual o fotógrafo trabalha artesanalmente, pintando com lápis ou pincel. 
Em janeiro de 1890, na documentação da câmara municipal, escrevia-se o nome da localidade como S. João do Montenegro. Mesma denominação que aparece na "acta da creação da villa de S. João do Montenegro", em 1873.
Em outros documentos transcritos no livro Montenegro de Ontem e de Hoje, no entanto, aparece o nome São João do Monte Negro. É assim na Acta da Apuração Geral, de 1873.
Em 1890, documento transcrito no mesmo livro (página 185) já usa a denominação de Villa de São João do Montenegro. A mesma grafia é confirmada na transcrição de outro documento daquele mesmo ano, na página 186.
Em 1910, conforme transcrição no mesmo livro (página 202) usa-se o nome de São João do Montenegro.
Conclui-se, portanto, que as variações do nome, de Monte Negro para Montenegro, não são uma indicação segura para a datação da foto. Mas, é evidente que o uso da aglutinação Montenegro firmou-se no início do século XX.
OBSERVANDO A FOTO
Na foto, à direita, vê-se o rio Caí. Junto a ele vemos algumas importantes referências. Uma delas é a Refinaria de Banha Renner (depois conhecido como Frigorífico Renner). Outra é a extinta Praça do Mercado, ainda um terreno baldio. Ela ficava entre as ruas Doutor Flores e João Pessoa (nomes atuais). Essa praça foi extinta e o terreno utilizado para a construção do paking house e da usina elétrica (atual prédio da Câmara de Vereadores).

Foto do acervo de Romélio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário