quarta-feira, 2 de outubro de 2013

2829 - Portão: 50 anos de emancipação







A vila Portão começou a se formar com a instalação da estação ferroviária,
em 1909, mas ela ainda era pequena quando emancipou-se em 1963.
De então para cá, foram 50 anos de muito progresso e hoje as expectativas
futuras são as melhores possíveis
No dia 9 de outubro de 1963, a vila de Portão conseguiu a sua emancipação de São Sebastião do Caí. Foi um passo decisivo para o desenvolvimento da cidade e do município como um todo. 
Graças à emancipação, a cidade cresceu ordenadamente e hoje tanto ela quanto o município são maiores do que São Sebastião do Caí, o município mãe.
Quando ocorreu o plebiscito necessário para a emancipação, apenas 1.423 portonenses votaram. Hoje, a população de Portão passa de 31 mil. 
Por muito tempo, mesmo depois da emancipação, Portão era visto como um bairro de São Leopoldo. 
Mas muito foi feito desde então e os esforços das administrações municipais resultou na criação de uma cidade bem estruturada e na implantação de uma sólida estrutura econômica, comércio, bancos, hospital e toda estrutura necessária a uma verdadeira cidade.
A implantação do aeroporto metropolitano no território do municípío, hoje praticamente assegurada, abre uma grande perspectiva de desenvolvimento. Para a qual, o Portão precisa se preparar.
Ao completar 50 anos de emancipação, a população portonense pode comemorar as muitas conquistas alcançadas e as excelentes perspectivas de desenvolvimento futuro.
A extensão da Rodovia do Parque até o município e a implantação do aeroporto metropolitano colocarão o Portão no centro econômico e logístico do estado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário