sábado, 5 de outubro de 2013

2842 - Sant'Ana do Rio dos Sinos

Igreja matriz de Capela de Santana (aspecto atual)
O Dicionário Histórico Geográfico e Estatístico do Estado do Rio Grande do Sul, editado em 1914, descreve da seguinte forma a localidade pertencente ao município do Cahy:

"Sant'Anna do Rio dos Sinos
Freguezia do município de Cahy, creada em 15 - 6 - 814, com território desmembrado de Triunpho. Conta egreja matriz e as capellas de S. Rita, N. S. da Conceição de Morretes, N. S. da Conceição do Cadea, N. S. da Conceição do Carioca. Em 1847, 1789 habitantes, em 1872, 3.527; 1890, 2725; 1900, 6135; 1.909, 7767; 1913, 8345. Povoação e districto no município do Cahy."

Naquela época, o distrito (que em 1951 teve o seu nome modificado para Capela de Santana) abrangia, além do atual município de Capela de Santana, os de Nova Santa Rita e ,mais localidades do atual município de São Sebastião do Caí, como Pareci Velho, Conceição, Campestre da Conceição. A divisa entre o primeiro distrito de Cahy (sede do municípío) e o distrito de Sant'Anna do Rio dos Sinos era determinada pelo arroio Cadeia  (ou Cadea, como se escrevia na época).

O site da Prefeitura de Capela de Santana descreve a evolução daquela município do seguinte modo:

Capela de Santana e o município de São LeopoldoEm 1846 era criada a Vila de São Leopoldo e Santana do Rio dos Sinos passou a ser o 3º Distrito. Desanexado de Porto Alegre, a quem estivera ligado desde o início do século, o 3º Distrito de São Leopoldo abrangia a maior parte do atual município de São Sebastião do CaÍ.
A Lei nº 142, de 18 de julho de 1848, desmembrava da Freguesia de Santana do Rio dos Sinos as Picadas do Hortêncio, Nova e Quatorze, de colonização alemã, para formar a freguesia de São José do Hortêncio.
Capela de Santana e São Sebastião do CaíA Lei de criação do Município de São Sebastião do Caí, de nº 995, dizia que o mesmo seria constituído pelas paróquias de São Sebastião do Caí, São José do Hortêncio e Santana do Rio dos Sinos. A Capela de Santana que estivera por quase 30 anos ligada a São Leopoldo passava então a fazer parte do novo município.
De Santana do Rio dos Sinos a Capela de SantanaCom a criação do município de S ao Sebastião do Caí, Capela de Santana passou a ser o 4º Distrito. A Lei Municipal nº 103 de 05 de outubro de 1951 adotou o nome de Capela de Santana para a antiga Santana do Rio dos Sinos. Sendo Santa Ana a padroeira e tendo a comunidade se desenvolvido ao redor de sua Capela, nada mais certo que esta seja a denominação oficial.

Foto e texto do acervo da Prefeitura de Capela de Santana




Nenhum comentário:

Postar um comentário