quinta-feira, 28 de novembro de 2013

3143 - Bloco caiense vai de vapor para o baile de carnaval

Excursões realizadas em vapores eram uma grande atração na época



Quando essa foto foi feita, o vapor Salvador estava atracado na  margem direita do rio Caí. Vê-se ao fundo a outra margem, no local onde hoje se encontra a torre de captação de água da CORSAN.
Naquela época (em torno de 1940), não ocorriam muitas festas ao longo do ano e, por isso mesmo, elas eram muito aguardadas e os jovens se preparavam muito bem para as aproveitar ao máximo. O carnaval era uma delas e já havia no Caí o costume de formar blocos carnavalescos com fantasias coletivas. As costureiras trabalhavam muito para produzir essas  fantasias para o bloco inteiro. Esse costume perdurou por décadas, chegando até à década de 1970 ou 1980. Os últimos  grandes blocos carnavalescos foram os do Clube Aliança e do União Vila Rica (o popular Poeira).
Na ocasião mostrada pela foto, o bloco caiense fantasiou-se de marinheiro. Moças e rapazes formaram esse grupo para se apresentar ao baile do seu clube no Caí e, também, para se apresentar no baile de um outro clube, provavelmente em Montenegro. 
O vapor era o meio de transporte mais apropriado para isso. Eles eram alugados para excursões como essa e eram tradicionais os passeios com picknick (ou piquenique) em lugares como a Fazenda Paquete.

Foto do acervo de Carlos Gilberto Kayser

Nenhum comentário:

Postar um comentário