quinta-feira, 28 de novembro de 2013

3142 - LP número 10 do Trio Montecarlo: DU LIEGST MIR IM HERZEN

Gravado em 1969, esse foi o último LP gravado pelo conjunto 

havia feito ao longo da década de 1960
O título do LP - DU LIEGST MIR IM HERZEN  (TU MORAS EM MEU CORAÇÃO), não condizia com o clima reinante  no ano do seu lançamento: 1969. 
Arno Bohn, um dos integrantes do conjunto andava desgostoso devido a uma carta que Egon Schaeffer recebeu da empresa proibindo o uso de órgãos elétricos nas gravações. 
Ele era fabricante de órgãos eletrônicos e as gravações do Trio Montecarlo, com acompanhamento de órgão, serviam de vitrine para  o produto da sua empresa.
Isso facilitava os negócios de Arno com a Casa Manon, prestigiosa empresa de São Paulo que revendia os produtos da sua empresa: a ARBON. A retirada do acompanhamento de órgão nas gravações, por exigência da gravadora, foi decisiva para o seu afastamento. 
O desgaste da relação harmoniosa que havia  existido sempre entre os componentes do Trio Montencarlo ficou mais evidente nas reuniões com a diretoria da gravadora.  As negociações eram difíceis devido a uma cláusula que previa multa altíssima se o conjunto não cumprisse o contrato, que era de cinco anos. 
Kurt Jorge Dutzig também vivia, naquele momento, alguns dilemas em sua cidade. Sentindo que ali não teria mais futuro,  solicitou sua transferência para Taquara, onde mais tarde foi promovido a Exator Federal. 
A decisão derradeira do término do trio foi tomada no transcorrer da Fenac, naquele ano. O Trio Montecarlo se apresentou, pela última vez, e nessa ocasião cantou para o ator e produtor cinematográfico Mazzaropi, que gostou muito da apresentação e chegou a convidar o conjunto para atuar em um filme seu.
Os festejos do Ano Novo de 1970 foram o momento crítico em que a soma de vários problemas levou à dissolução do trio.
A não renovação do contrato com a gravadora Chantecler, a desistênia de Arno em participar do trio e a situação de Kurt, já morando em Taquara e iniciando vida nova, constituíam uma soma de dificuldades insuperáveis.
Uma composição de Egon A. Schaeffer chamada ALEINE IMMER ALEINE (Sozinho sempre sozinho) acabou se tornando a mais apropriada para descrever a realidade vivida por Egon no momento em que acontecia a extinção da sua mais importante criação. 
Em 1972 a Chantecler foi vendida para a Warner Continental, que se tornou a detentora do acervo de gravações do Trio Montecarlo.
Relação das músicas do LP N.9
LADO A
1 - DAS MUSS EIN STUECK VON HIMMEL SEIN
2 - DAS LIEBEN BRINGT GROSS FREUD
3 - ALEINE IMMER ALEINE
4 - WIR SEHN UNS WIEDER
5 - WENNS DIE SOLDATEN DURCH DIE STADT MARSCHIEREN
6 - DU DU LIEGST MIR IM HERZEN
LADO B
1 - EIN LIED AUS DER HEIMAT
2 - ER WAR JUNG SIE WAR JUNG
3 - DU KANST NICHT TREU SEIN
4 - DANN UND WANN
5 - GRUSS MIR DIE HEIMAT
6 - ES WAR EINMAL EIN WALZER

Foto do acervo de Egon Arnoni Schaeffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário