domingo, 1 de dezembro de 2013

3161 - Das quatro primeiras colônias, surgiram mais que uma dezena de municípios gaúchos

Réplica da primeira igreja construída em Caxias do Sul, no ano de 1875
As quatro colônias pioneiras deram lugar a dezenas de municípios gaúchos. 
1- Colônia Caxias deu origem a Caxias do Sul, Flôres da Cunha, Farroupilha e São Marcos;
2- Colônia Dona Isabel formou Bento Gonçalves;
3- Colônia Conde D’Eu originou Garibaldi e Carlos Barbosa;
4- Colônia Silveira Martins deu origem às cidades de Silveira Martins, Vale Vêneto, Ivorá, Nova Palma, Faxinal do Soturno, São João do Polesine e Santa Maria.
Ao contrário do que geralmente se pensa, a colonização iniciada na década de 1980 não ocorreu apenas na Serra Gaúcha. A colônia Silveira Martins surgiu nas proximidades da cidade de Santa Maria. Naquela mesma época. 
Também é engano pensar que a colonização foi feita apenas com imigrantes italianos. Embora tenha havido uma forte predominância de italianos, a colonização não era discriminatória. Vieram, também, imigrantes de outros países europeus. 
52% dos imigrantes italianos vieram de uma única região daquele país: o Vêneto, que tem Veneza como sua principal cidade. Essa região havia pertencido ao Império Austro-Húngaro e, naquela época, passou a pertencer ao reino da Itália.  Como a administração austríaca era mais eficiente, a região (que havia sido a mais rica do mundo, na época do Renascimento) caiu em forte depressão econômica. Hoje o Vêneto se revitalizou, principalmente pela industrialização, mas também pelo turismo e é a região mais desenvolvida da Itália.

Referência básica: Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta, Arquivos da La Piave FAINORS Federação Vêneta

Nenhum comentário:

Postar um comentário