domingo, 1 de dezembro de 2013

3162 - Colônia Fundos de Nova Palmira




Casarão antigo na localidade de Nova Pàlmira: provavelmente, um antigo
armazem colonial. Nesses prédios o estabelecimento comercial vendia de tudo
e a residência da família proprietária ficava no mesmo prédio. Além disso,
locais como esses serviam como salão de bailes
Após a bem sucedida experiência de colonização alemã no Rio Grande do Sul, iniciada em 1824, nos vales do Sinos e Caí, o governo imperial brasileiro iniciou um processo semelhante com imigrantes de origem italiana, em 1875. 
Nesse ano, começaram a chegar, na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, as primeiras famílias de imigrantes italianos. Na sua maioria oriundos da região do Vêneto. Dessa região, na qual se localiza a cidade de Veneza, veio cerca de 54% do total dos italianos desembarcados no Estado. 
Nessa época o Rio Grande do Sul já contava com uma população de aproximadamente 400 mil habitantes e o governo provincial, aproveitando a doação de terras, de acordo com a lei imperial de 1848 (que permitia a apropriação pelo governo de terras que haviam sido concedidas a alguém mas não eram aproveitadas), iniciou-se uma nova política imigratória. Desta vez, promovida pelo governo provincial.
O Rio Grande do Sul, sendo a primeira província a fundar colônias com fundos próprios, pôde assim administrá-las por conta própria. 
Em 1875 iniciou a criação de quatro núcleos destinados ao assentamento desses primeiros colonos imigrantes italianos.
O local escolhido foi a região  da Serra Gaúcha que, naquela época era totalmente selvagem.
Localidades com São Vendelino, Alto Feliz e Nova Palmira eram pontos avançados da civilização, além dos quais o que havia era mata virgem, povoada por onças e índios selvagens. Por isso o empreendimento foi conhecido, inicialmente, como Colônia Fundos de Nova Palmira. Mais tarde, passando a ser denominada de Colônia Caxias.
Para dar um pouco mais de segurança aos imigrantes, o governo provincial promoveu a remoção dos indígenas para uma região distante, no norte do estado.
O local que atraiu maior número de colonos foi o da atual cidade de Caxias do Sul e suas imediações.  Como não havia moradores por ali, também não havia um nome estabelecido para aquela região. A localidade povoada que ficava mais perto da atual Caxias do Sul era Nova Palmira. Local que ainda existe hoje e é uma pequena povoação pertencente ao município de Caxias do Sul. Ela está situada junto à rodovia RS-452, rodovia asfaltada que passa pelas  cidades de Feliz e Vale Real. 
Nova Palmira fica junto ao rio Caí e ao início da estrada do imigrante (que não é asfaltada e foi implantada no vale do Arroio Belo). Seguindo-se por essa estrada, chega-se até a cidade de Caxias, seguindo o mesmo trajeto feito pelos imigrantes no século XIX e início do século XX.






Nenhum comentário:

Postar um comentário