terça-feira, 24 de dezembro de 2013

3275 - Onde está a estrela guia

Onde está a estrela guia?
O morro da pedreira tornou-se mais triste neste período de advento. A estrela (1), que brilhava na época de natal, não apareceu ainda.

Mas, não só o morro ficou triste, as crianças também ficaram; os adultos não a esqueceram. Ainda esperamos por ela. E estou certo de que a Tia Cenira (1), de onde ela estiver, gostaria de ver a sua estrela brilhando.

A estrela, lá no alto, encanta tanto os pobres como os ricos. E aquele menos privilegiado que nem sequer pode enfeitar uma árvore de Natal, poderá, pelo menos, contentar-se em ver uma estrela brilhando no alto de sua cidade; indicando que o Natal existe e se aproxima.

Se Jesus renasce todos os anos, deverá renascer também mais amor e compreensão nos corações humanos. 

Quem sabe a estrela do morro renascerá novamente dando "aquele toque" de Natal e espírito natalino à nossa cidade.

E as crianças não precisarão mais perguntar:
- Pai, o Papai-Noel vai chegar no Caí?
- Por que, meu filho?
- Porque a estrela do morro ainda não chegou.....

(1) Na década de 1970, uma grande estrutura, em madeira, foi montada  sobre a pedreira do Morro do Hospital (na época mais conhecido como Morro da Pedreira, devido ao funcionamento, ali, de uma pedreira municipal. Essa pedreira teve de ser desativada porque, quando ocorriam detonações com dinamite, voavam pedras a  longa distância, ameaçando cair sobre casas e pessoas. Até a metade do século, a área próxima ao morro era despovoada e a rodovia RS-122 (traçado antigo, atual avenida Doutor Bruno Cassel) não existia. Quando ocorria uma detonação na pedreira, um funcionário da prefeitura gritava para avisar as pessoas na cidade. E elas ouviam. Vivia-se, então, num mundo muito mais silencioso.
(2) Cenira Blauth, irmã de Helmuth Blauth,, era uma campeã de causas benemerentes na cidade.

A estrela de natal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário