terça-feira, 24 de dezembro de 2013

3280 - Feliz produzia os morangos e Bom Princípio ficou com a fama

A Festa do Moranguinho já é um dos maiores eventos do estado
Foi no município de Feliz que, primeiro, se produziu morangos de mesa em escala comercial, a partir de 1960.
Quando Bom Princípio emancipou-se, em 1982, seu primeiro prefeito foi Hilário Junges. Hilário foi um prefeito absolutamente extraordinário, um verdadeiro gênio da administração municipal.
Prático e realista, ele incentivou a produção no município em todos os setores, do industrial ao agrícola. E, como ele mesmo era um empreendedor do setor agropecuário, soube dar apoio muito eficaz aos produtores rurais principienses e a produção agropecuária cresceu muito nos seis anos do governo de Hilário. Uma das conquistas dessa administração, por exemplo, foi a implantação de uma rede municipal de abastecimento d'água que chegava até às propriedades agrícolas do interior. A água era fornecida a custo muito baixo para os produtores rurais, de modo que eles puderam desenvolver a horticultura sem medo das estiagens.
Com isso várias culturas se desenvolveram no município, inclusive a do morango. Os agricultores de Bom Princípio tiveram facilidade em copiar o modelo de produção já desenvolvido pelos produtores da Feliz, que é vizinho de Bom Princípio.

Pelo final da década de 1980, fazia enorme sucesso a Festa da Bergamota, que era realizada no município de São Sebastião do Caí, também vizinho de Bom Princípio.
No ano de 1985, Hilário  criou a Festa Nacional do Moranguinho. Uma ideia ousada pois, apesar do excelente desenvolvimento que a produção de morangos já tinha em Bom Princípio, Feliz ainda produzia muito mais. 
Em 1991, Feliz criou também  a sua festa, que passou a chamar-se Festa da Amora, Morango e Chantilly. Nome tão grande e complexo que teve de ser abreviado para FENAMOR. Bom Princípio, pela prioridade, ficou dono da marca Festa do Moranguinho, mais  simples e fácil de ser gravada na memória. Uma marca mais eficaz. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário