domingo, 12 de janeiro de 2014

3498 - Avança o projeto da Rota Estrada Rio Branco

O professor Luiz Fernando Brambatti desenvolve o projeto que deverá colocar
o Vale do Cai entre os principais pontos de atração turística do estado







O Vale do Caí não é visto, atualmente, como um destino turístico. 
Há, porém, uma boa perspectiva de que isso venha a ocorrer no futuro. 
O professor Luiz Fernando Brambatti, um especialista em turismo, está montando o projeto da Rota Estrada Rio Branco. Nessa segunda-feira, 13 de janeiro de 2014, às dez horas, o professor virá ao Caí para fazer uma palestra sobre a história da Estrada Rio Branco e o projeto da rota turística que será criada em função dela.
Existem no mundo várias estradas que se tornaram importantes atrações turísticas. Como, por exemplo, a Rota 48, nos Estados Unidos.
O professor está empenhado na criação de uma atração turística chamada Rota Estrada Rio Branco, na qual São Sebastião do Caí terá um papel de destaque.
A estrada Rio Branco foi construída para possibilitar o acesso à região de Caxias do Sul, que, na década de 1880 era desabitada. O governo do imperador Dom Pedro II resolveu atrair imigrantes italianos para povoar aquele terrritório selvagem. O problema era chegar até lá.
Foi construída, então, a Estrada Visconde de Rio Branco, que partia do porto de São Sebastião do Caí e chegava até o local onde, então, formou-se o povoado hoje transformado na cidade de Caxias do Sul.
Essa estrada ainda existe e o professor Brambatti elabora um projeto para transformá-la numa importante atração turística. 
Principalmente os descendentes dos imigrantes italianos vão gostar de conhecer o rio, o porto, a cidade e os lugarejos pelos quais seus antepassados passaram para chegar até a sua nova morada. Ao percorrerem a rota, eles poderão imaginar as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes ao subirem a serra a pé, percorrendo caminhos precários. Um começo difícil para uma grande história de superação.
A estrada Rio Branco passava pelos atuais municípios do Caí, Bom Princípio, Feliz, Vale Real e Caxias do Sul, seguindo depois, até Vacaria. Municípios que também devem participar do projeto. Todos os interessados estão convidados para participar da palestra do professor Brambatti.



Nenhum comentário:

Postar um comentário