sábado, 29 de março de 2014

3829 - Doutor Hugo Wohlgemuth e o atendimento às vítimas da tragédia de Fanfa

A memória do atendimento às vítimas do acidente foi registrada
em reportagem do jornal O Progresso







O maior acidente ferroviário acontecido no estado do Rio Grande do Sul ocorreu na estação ferroviária de Fanfa, situada na localidade de Porto Batista, no município de Triunfo, RS. 
Ele aconteceu em 27 de janeiro de 1968 e resultou em 68 mortos e 60 feridos.
O hospital mais próximo era o de Montenegro e grande parte das vítimas foram levadas para lá, onde foram atendidas no Hospital Montenegro. O único existente na cidade àquela época. 
O doutor Wohlgemuth era médico chefe da Assistência Social, em Montenegro. Funcionário do governo. Era muito dedicado ao atendimento aos mais necessitados e famoso pelo fato de, muitas vezes, tirar dinheiro do próprio bolso para pagar remédios que os seus pacientes pobres necessitavam. Ele foi vereador montenegrino e, depois da sua morte, em 1970, com 69 anos, foi homenageado pelo governo municipal com o seu nome sendo usado para denominar uma rua próxima à estação rodoviária da cidade: a rua Doutor Hugo Wohlgemuth.
O doutor Wohlegmuth nasceu na Alemanha em 19 de janeiro de 1901. Seu pai era um médico suíço e a mãe era nascida na Rússia. Veio bem jovem para o Brasil, onde casou com Erna Kerber. Estudou medicina em Porto  Alegre, formando-se com menção honrosa no ano de 1931. Foi professor na mesma escola e fez curso de especialização em Ginecologia na  Alemanha, com dois anos  de duração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário