domingo, 30 de março de 2014

3832 - Carlos Mertins, de Alto Feliz, um pioneiro da viação rodoviária

Carlos Mertins, de Alto Feliz, foi um pioneiro da viação rodoviária
no Vale do Caí: começou  em 1937, com um ônibus como esse, tipo jardineira




O primeiro ônibus que serviu a toda região do médio Vale do Caí, pertencia a Carlos Mertins, de Alto Feliz, e passou a atuar em 1937. Partia de Alto Feliz, passando por Feliz, Vale Real, Nova Palmira, São Sebastião do Caí e Porto Alegre.
Dez anos mais tarde, essa jardineira foi vendida para a empresa Bento Transportes. 
Essa empresa pertencia aos irmãos Orestes e Isidoro Toniolo, que iniciaram as atividade da transportadora realizando o transporte entre Linha Eulália, município de Bento Gonçalves e a capital do estado, utilizando um automóvel Ford super luxe, modelo 1947, com capacidade para cinco passageiros. A partida era feita num dia e o retorno no outro, devido à grande dificuldade para percorrer as precárias estradas existentes naquela época.
Mesmo assim o negócio prosperou e, um ano mais tarde os irmãos Toniolo compraram um ônibus do tipo jardineira, com capacidade para transportar 25 pessoas. Para o ano de 1948, a jardineira era bastante superada. Mas, talvez, pela sua rusticidade, fosse o veículo adequado considerando-se as péssimas condições das estradas pelas quais era preciso passar.

Foto do acervo da Empresa Caiense de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário