domingo, 30 de março de 2014

3831 - Foto de Getúlio Vargas na Ramiro Barcelos

Foto do acervo de Romélio Oliveira


Antes de 1930, talvez na campanha para governador, talvez quando concorreu à presidência, Getúlio Vargas foi recepcionado pelos correligionários e pela população.
A foto acima já foi publicada nesse blog e voltamos a mostrá-la aqui em grande ampliação e correção de imagem através do programa de computador Photoshop.
Ela mostra a presença de Getúlio, então ainda governador do estado, à cidade de Montenegro. Como se vê, ele percorreu a rua Ramiro Barcelos a pé, cercado de correligionários, autoridades e populares. 
Getúlio marcha à frente  no meio da foto e sua imagem está marcada por um x. 
Na época, Getúlio era um quarentão. Ele nasceu em São Borja, no ano de 1982. Exerceu vários mandatos como deputado estadual e, em 1926, foi ministro no governo do presidente Washington Luiz.


Getúlio (o quarto da esquerda para a direita), em 1926, na sua posse como ministro do presidente Washington Luiz (foto publicada na Wikipédia)

Em 1927 elegeu-se governador do estado e, em 1928, assumiu o mandato, que não chegou ao fim porque, em 1930, ele liderou a revolução de 1930. Depôs o presidente da república e foi empossado na presidência, na qual permaneceu até 1945, quando ele foi deposto. Voltou em 1950, como presidente eleito, e morreu no cargo, em 1954, suicidando-se com um tiro de revólver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário