sábado, 29 de março de 2014

3827 - Igreja matriz de Capela de Santana em construção

A atual igreja de Capela de Santana foi construída
no mesmo local da igreja antiga, que foi demolida




No ano de 1954, a atual igreja de Capela de Santana foi construída, no mesmo local onde havia antes a antiga capela, que foi construída ainda no século XVIII
A antiga capela foi fundamental para a criação da povoação que ganhou o nome de Capela de Santana. Primeira povoação surgida no Vale do Caí. Ela foi construída numa fazenda e pertencia à paróquia de Triunfo. Quando o pároco visitava a Capela, rezava na capelinha e o povo das fazendas da redondeza ia até lá para cumprir os seus deveres religiosos. Isso foi fazendo com que aquele local se tornasse um centro regional e, assim, muito lentaemente, foi se formando um pequeno povoado. 
Capela foi, também, uma das primeiras  povoações do estado do Rio Grande do Sul e a paróquia de Capela de Santana foi criada em 1814, sendo a 19ª mais antiga do estado.
Antes dela, pela ordem, só as de Rio Grande, Viamão, Triunfo, Rio Pardo, Porto Alegre, Osório, Mostardas, Santo Amaro do Sul (distrito de General Câmara), Cachoeira do Sul, Gravataí, Taquari, Santo Antônio da Patrulha, Vacaria, Piratini, Pelotas, Jaguarão e Canguçú.
É de salientar que a paróquia de Capela foi criada apenas dois anos depois da de Pelotas.
No Vale do Caí, a primeira paróquia a ser criada, depois da de Capela, foi a de São José do Hortêncio, em 1949. A de São João Batista de Monte Negro foi criada em 1867, a de São Sebastião do Porto Guimarães (Caí) em 1873, a de São Salvador do Maratá (Maratá) em 1875. Em 1976 foi criada a paróquia de Feliz e, em 1877, a de São Vendelino.




Nenhum comentário:

Postar um comentário