domingo, 27 de abril de 2014

3946 - Localização e datação

Essa foto foi feita em Montenegro, no ano de 1967 ou 1968 e o fotógrafo a fez
estando no segundo piso de um prédio situado em frente à Farmácia Mottin



A foto antiga é um precioso registro da história. Ela é mais confiável do relato de uma pessoa. O que está visível numa foto antiga, podemos confiar que é realidade. Exceto, é claro, alguns casos de fraude. Relatos são verbais, ou mesmo escritos, são mais sujeitos a erro. A memória falha, as pessoas exageram e distorcem a realidade intensionalmente ou mesmo sem querer.
As fotos, no entanto, fornecem informação incompleta.
Elas, por si, não revelam tudo. É necessária a complementação de relatos que expliquem aquilo que elas mostram.
Para bem apreciá-la, é preciso estabelecer a sua localização e datação.
No caso da foto acima, um bom conhecedor de Montenegro reconhece os prédios da antiga igreja matriz de Montenegro, a casa canônica e o deduz que o prédio maior, situado no lado esquerdo da foto, é o da antiga Câmara de Vereadores visto pelos fundos. 
É fácil, porém, cometer erros. O espaço que se vê logo antes desse prédio, que pode parecer uma rua, na verdade, é o pátio dos fundos do prédio da Câmara.
Percebe-se facilmente, que a foto foi feita do alto de um prédio situado na rua Ramiro Barcelos.
Alguém com maior conhecimento de causa pode informar que a residência que se vê pelos fundos, no canto inferior direito, é a de Gustavo Mottin, dono da Farmácia Mottin. Ocupada, mais tarde, pelo filho de Gustavo: Gilberto Mottin. O telhado que aparece em primeiro plano nessa foto é o da Farmácia Mottin e a foto foi feita do prédio situado em frente à farmácia, no outro lado da rua Ramiro Barcelos. Provavelmente do pequeno sobrado em que hoje se encontra a Foto Geraldo.
Assim a localização da foto fica bem esclarecida. O outro aspecto fundamental a ser estabelecido é a datação. Ou seja. Precisamos saber quando ela foi feita. O que, geralmente, é bem difícil. Nesse caso, porém, é possível dizer que ela foi feita entre os anos de 1967 e 1968, quando a torre da catedral já estava pronta e a velha matriz ainda não havia sido demolida.
Adiante da velha igreja matriz se vê o prédio da residência dos oficiais da Brigada Militar, um edifício branco que havia sido construído recentemente.

Foto do acervo de Romélio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário