terça-feira, 1 de abril de 2014

3852 - O esporte caiense no passado

O clube Aliança nasceu da fusão entre a
Sociedade Ginástica e a Liga Esportiva


São Sebastião do Caí assinala, em seu passado, destacada atuação, social, cultural e esportiva. Nos anos 30 era mais marcante a prática da ginástica, tanto de solo como de aparelhos, dirigida com maestria pelo senhor Eduardo Kusminsky. Enérgico e capaz, ele levou seus atletas à conquista de primeiros lugares no cenário estadual.
Houve a fase do esporte náutico. Por iniciativa dos doutores Gabriel Obino e Eurípides Jobim de Oliveira, jovens que vieram de Porto Alegre exercer aqui suas funções de promotor de justiça e médico, respectivamente. Integrando-se na sociedade local, fundaram o Praia Clube que, em disputas na Capital, sagrou-se vencedor em diversas modalidades do esporte do remo.
O futebol sempre teve seus clubes. Os bolonistas caienses, tanto das antigas sociedades Ginástica  e Liga Esportiva, como do atual Clube Aliança, com suas taças, comprovam suas vitórias, marcando sua época.
O tênis surgiu reinando soberano, pelo mais longo período. 
Constitui-se o Caí Tênis Clube, localizado na esquina da rua Marechal Deodoro com a rua Oderich. Quadra de propriedade do senhor Max Oderich que, por muitos anos, a cedeu para a entidade.
O local era aprazível e amplo, sendo nele construídas duas canchas. Foi contratado experiente instrutor que capacitou jovens tenistas a conquistar campeonatos juvenis, posteriormente de adultos e, ainda, atualmente, de veteranos, no âmbito nacional, sul-americano e internacional.

Texto de Edi Diehl Kruse, publicado pelo  jornal Fato Novo em 5 de abril de 1985

Nenhum comentário:

Postar um comentário