quarta-feira, 2 de abril de 2014

3854 - Os pedestres e ciclistas são minoria

Observando-se a foto, nota-se que não há nenhum pedestre e nenhum ciclista
transitando pela avenida e nem mesmo nas suas laterais


A foto acima foi fornecida pela assessoria de imprensa da prefeitura de São Sebastião do Caí. Ela mostra a avenida Doutor Cassel no trecho que pode ser denominado como Reta da Vila Rica. Mesmo ampliando a foto ao máximo, não se vê nenhum pedestre ou ciclista. Nem sobre a pista, nem nos acostamentos e nem nas proximidades.

Quanto a veículos automotores, a foto mostra 16. Sem contar os que estão estacionados e a carroça. 

Não podemos saber quantas pessoas estavam dentro dos automóveis que aparecem na foto. Se forem duas (como na carroça) em média, serão mais de 30 pessoas. Então, os usuários de veículos motorizados ganham de 30 a zero da soma de pedestres e ciclistas.

Sabemos muito bem que os pedestres e ciclistas merecem uma maior atenção das autoridades de trânsito, pois elas ficam mais desprotegidas e se lesionam mais nos acidentes. Mas não há como negar que os automobilistas são, de longe, a maioria entre os usuários da avenida. Se estamos numa democracia, portanto, eles merecem uma atenção privilegiada.

É verdade que, em dois momentos do dia, o número de pedestres e ciclistas aumenta, naquele local: a chegada e largada das fábricas que existem por ali. 

A construção de calçada e ciclovia devidamente sinalizadas e protegidas porém, será capaz de garantir a segurança dessas pessoas.

Matéria publicada pelo jornal Fato Novo em 2 de abril de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário