quinta-feira, 3 de abril de 2014

3861 - Grêmio Esportivo Renner

O Renner existiu  entre os anos de 1931 e 1958 e, em 1954, foi campeão gaúcho


O Grêmio Esportivo Renner foi criado pelos funcionários da fábrica de tintas Renner, situada no bairro portoalegrense de Navegantes.
Começando amadoristicamente, em certo momento, o clube passou a receber forte apoio financeiro da empresa que lhe deu condições de disputar o Campeonato Gaúcho de Futebol. Deu-se bem, a ponto de, em 1954, sagrar-se campeão gaúcho, superando o Internacional, Grêmio e Cruzeiro, principais forças do futebol gaúcho daquela época.
Com poucos sócios e torcedores, entretanto, o clube precisava de suporte financeiro da empresa e, com a popularização do futebol, os custos aumentaram até que a empresa decidiu cortar o seu apoio e, com isso, em 1958 o Renner foi extinto.
O Renner tem importância na história do Vale do Caí devido ao fato de que o gênio criador das empresas  Renner, Antônio Jacó Renner, é um valecaiense. Ele nasceu em Alto Feliz, criou-se em Montenegro e iniciou sua vida de empresário no Caí. Por isso, mesmo tendo se tornado o maior empresário gaúcho da primeira metade do século XX, nunca perdeu os seus vínculos com o Vale do Caí.
Exemplo disso, é o fato do caiense Dary Laux, importante líder local (o homem do busto na avenida Osvaldo Aranha), quando jovem, haver trabalhado no escritório central das empresas  Renner, em Porto Alegre, convivendo diariamente com o seu chefe, A J Renner.

Foto do acervo de Egon Arnoni Schaeffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário