sábado, 5 de abril de 2014

3867 - Da Sociedade Ginástica ao Clube Aliança

A Sociedade Ginástica encerrou suas atividades em 1942,
dando lugar ao Clube Aliança









A Sociedade Ginástica foi o mais importante clube social caiense, na primeira metade do século XX. Rivalizava com a Liga Esportiva, que tinha sua sede no mesmo prédio e local onde hoje se encontra o Country Clube.
A Sociedade Ginástica tinha sua sede no prédio do Clube Aliança, que encerrou suas atividades há vários anos e, agora, deverá ter o seu velho prédio demolido para a construção do shopping center da cidade. Uma parte do prédio pertencerá ao clube, para que ele volte à atividade com instalações espetaculares.
Na década de 1940, a Sociedade Ginástica e a Liga Esportiva fundiram-se formando o Clube Aliança e usando as instalações da Ginástica. A fundação do Aliança ocorreu em 24 de maio de 1942 e o clube funcionou por 50 anos, até que encerrou suas atividades. Manteve-se vivo, entretanto, graças a um pequeno grupo de abnegados (liderados pelo presidente Valdir Antoniazzi).
Por vários anos o clube ficou fechado e chegando a uma  situação de descalabro, pois o velho prédio começou a ruir. Até que, numa mobilização da comunidade, através da Câmara de Dirigentes Lojistas, foi encontrada a solução para a volta das atividades com a parceria entre o clube e a empresa Sebastiany Imóveis, que assumiu a empreitada de construir o shopping center destinando nele espaço nobre para as instalações do clube.
Se tudo correr bem, em três anos, o Clube deverá voltar à atividade com excelentes  condições de sustentabilidade.

Foto do acervo de Fernando Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário