terça-feira, 15 de abril de 2014

3904 - Circo Lambari e o seu triste fim, em Montenegro

O circo Lambari em Montenegro
O dono do Circo Lambari chamava-se Jesus Luis Penha. mas era conhecido mesmo como Lambari. 
Nasceu em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, em 1922. 
Em 1930, junto com seu irmão gêmeo formou a dupla Lambari e Laranjinha. Aos oito anos de idade, com Lambari no cavaquinho e Laranjinha no violão, eles já cantavam no rádio. 
Um anão chamado José Bartolo falou com os pais dos meninos, Joaquim Luis Afonso e Maria Bonifácio Penha e obteve permissão para incluir a dupla num pequeno circo que se apresentava em Tanabi, no estado de São Paulo. 
O circo se mudava de cidade em cidade, e com o passar dos anos, a dupla mirim tornou-se a sua maior atração. Gravaram discos, cantaram ao lado de Cascatinha e Inhana, Zé Carreiro e Carreirinha, Dino Franco e Marai e Tonico e Tinoco. 
Laranjinha faleceu e Lambari, com 20 anos, seguiu carreira como palhaço fazendo comédias inspiradas em Mazaroppi. 
Em 1950 comprou o próprio circo. Os tecidos vieram das Lojas Riachuelo e, artezanalmente, ele mesmo costurou a cobertura, com auxílio de outros. E assim também foram feitas as cadeiras. 
A orquestra era somente uma sanfona. Tornou-se tão espetacular como palhaço, intérprete de dramas e cantor que era contratado por grandes circos. Enquanto isto, nas mãos de seu auxiliar Vargas que também era palhaço, o pequeno circo que levava seu nome seguia sua trajetória, principalmente no sul do país. 
Lambari enriqueceu por ter sido um dos artistas mais bem pagos da sua época. Ele comprou, então, o Circo Miami 2000, instalado no bairro Verdão em Cuiabá, justo quando completava 70 anos de idade, no ano de 1992. 
Os Montenegrinos conheciam o Circo Lambari há muitos anos, mas talvez só tenham visto o verdadeiro palhaço poucas vezes, pois o seu substituto Raimundo Vargas e o filho que recebeu o nome do Presidente Getúlio Vargas, é que, na ausência do pai assumiam o papel de palhaço Lambari.
Raimundo tinha o apelido de Índio, pois amarrava o cabelo ao estilo dos pele vermelhas americanos. 
Em 1977, já em Montenegro, o circo surgiu sem os leões e cavalos, pois passavam fome e foram doados. Os artistas, que também tiveram dificuldades, abandonaram o circo seguindo outros rumos. 
O circo Lambari, sempre que se apresentava em Montenegro, instalava-se no Bairro Santo Antônio no quarteirão descampado em frente à rua José Clodomiro Machado. Ficava três meses e migrava para a Timbaúva, se instalando próximo ao engenho de arroz de Paulo Endres. 
O Circo Lambari teve o seu fim em Montenegro. O filho de Vargas foi contratado por outro circo e o pai Raimundo Vargas, com 73 anos, foi acolhido com sua casinha num terreno no Bairro Santo Antônio por Rube Garcia Rocha, que depois levou o idoso para Porto Alegre, o instalando na propriedade de um amigo. 
Rube Garcia Rocha foi eleito vereador em 1996.Tanto ele como os outros moradores do bairro foram testemunhas do melancólico fim do Circo Lambari. 

Texto de Egon Arnoni Schaeffer, com dados de São Paulo colhidos de Ivan Belém 

51 comentários:

  1. Eu era muito fã do Lambari, era melhor que o Mazzaropi no palco sem duvidas, foi muito bom ver a sua historia queria muito saber.

    ResponderExcluir
  2. Eu era muito fã do Lambari, era melhor que o Mazzaropi no palco sem duvidas, foi muito bom ver a sua historia queria muito saber.

    ResponderExcluir
  3. Estou querendo saber sobre uma pessoa chamada Sandra Luiz pena que trabalhava nesse circo e que esteve em Santarém no Pará. Caso tenha alguma informação, favor me da um retorno. Grata RosanaBrelazBatista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Sandrinha “Pepita dos Garimpeiros”, está morando em Anápolis/GO.

      Excluir
    2. Minha filha mora em Anápolis, sempre vou lá.
      Adoraria poder reencontrar a Sandrinha um dia por lá

      Excluir
    3. Trabalhei no circo lambari 35 anos atrás e conheci a cantora Sandrinha a pepita dos garimpeiros sua mae Dn Nair e sua irmã Egre, .

      Excluir
    4. Boa noite, gostaria de saber das 3 ,pois convivi com elas na infância, ai está meu contato ( 21 964405363) Reginaldofermino55@hotmail.com

      Excluir
    5. Tenho fotos deles, e eu ainda adolescente

      Excluir
  4. Procuro por Luzia Pena, irmã do Lambari, quem tiver informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU TENHO AM QUER SABR DE ONDE VOCÊ E?

      Excluir
    2. OI FUI CRIADO QUATRO ANOS POR ELA lUZIA E SEU ESPOSO MILTON, MISTURADO COM OS FILOS DELES jUNINHO, joão CARLOS, pecotinho, a Regina ja era casada com o palhaco XERETA. sou radialista em Quirinópolis Souza Gomes;

      Excluir
  5. Circo Lambari foi muito bom ,eu nos anos 70s em uma pacata cidade interior do Mato Grosso chamado Rondonopolis MT Brasil participava da vida desse circo ,eu tinha uns 16 anos de idadeia todos os dias nos shows era uma alegria imenssa.nao seise ainda tem esse circo se sim ainda quero ir novamente e reviver esse momento.o Circo lambari nessa epoca fico instalado em Rondonopolis uns seis meses por motivo de naoter lona no circo e o povo ia ao circo ate mesmo pra ajudar,nessa epoca tinha o Palhaco chimbica e o chimbiquinha entre outras tinha atracao musical e dancarinas era fantastico.Parabens ao colunista que posto essa historia do circo Lambari pois aqui vivi momentos de minha adolecencia,Janeiro?07/2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu chamo Dina gostaria de uma informação procuro meu tio que disse que trabalhou nesse circo ele trabalhava de palhaço o nome dele e Raimundo conhecido como raimundin sou sobrinha dele se alguém conhecer entrar em contato com migo por a mas de quarenta anos que família procura por ele meu telefone pra contato 9882409427

      Excluir
  6. ESTÁ HISTÓRIA WQUE TEM AÍ NÃO É DE MEU IRMÃO LAMBARI ELE MORREU EM BRASÍLIA ESTAVA MUITO BEM DE SITUAÇÃO CIRCO GRANDEARMADO NO CENTRO AO LADO DO ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA ESTÁ HISTÓRIA DE ROMDONOPOLIS NÃO É ELE MORREU EM BRASÍLIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa época, que eles estavam com o Circo em Brasília, estive com o Lambari e a Teresinha, aqui em Rio Preto, ele estava num Hotel fazendo um tratamento, logo depois o Átila veio buscá-lo.

      Excluir
  7. O sobrenome deles era Pena na verdade, não era?

    ResponderExcluir
  8. Tenho saudades dessa época conheci este circo em São Jose do rio preto ainda era muito criança fui amiga de sua filha Sandra ela era contorcionista hoje tenho 63 anos

    ResponderExcluir
  9. Minha avó trabalhou neste circo em 1947 e ainda tá aqui firme e forte em Barra do Bugres.

    ResponderExcluir
  10. E fala muito desta época,ela diz que ficava na rua da mandioca

    ResponderExcluir
  11. Ola Galera de Todo O Brasi
    Eu Tb tenho saudade dessa Época Eu tb Trabalhei com Eles Lá na Serra Pelada nos Tocava no Circo com a Banda Alta Tensao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi vc conheceu no circo o raimundo? Ele esteve nessa época da serra pelada !tinha o cabelo grande parecendo índio?

      Excluir
  12. O Ultimo Show do Altemar Dutra na Serra Pelada foi nos Quer Tocamos

    ResponderExcluir
  13. Meu pai lambari .jesus luiz pena faleu 2002 o circo dele esta lindo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci o Lambari, D.Tereza e filhos há muitos anos. Meu pai (Zalo) era amigo de toda familia, e vizinhamos por alguns tempos em São Paulo, na Vila Dionisia. Com toda certeza, essa historia contada não é verdadeira, pois mesmo distante, meu pai mantinha contato com o Lambari, e nunca soubemos que ele passava pela situação critica descrita acima.

      Excluir
    2. Meu pai trabalhou no circo do lambari ele era trapezista e tambem palhaco paçoquinha

      Excluir
    3. Por favor vc conheceu o Raimundo que chamavam de índio me ajude por favor

      Excluir
    4. Meus Pais Walter Lima e Auria fizeram parte do Circo do Lambari na Dec. de 60 e 70. O Almeidinha é padrinho do meu irmão Johnny que nasceu no circo em Poconé de 1969.

      Excluir
  14. O jornalista devia falar a vdd nao ficar inventando coisas pergunta pra familia dele que vamos falar a vdd pra vc

    ResponderExcluir
  15. Dona Luzia irmã do Lambari, como se fosse minha mãe, queria saber noticias dela e dos quatro filhos dela,...por favor há 49 anos não tenho noticias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia Luzia está morando em Camanducaia MG .
      Watssap 11 985631023.

      Excluir
  16. Lembro da Sandrinha, lindíssima namorou meu primo Alberth Tortola, e sempre que o circo vinha se apresentar em Marabá-Pará ela a la em casa ou nos íamos no circo ver ela.
    Eu adorava admirar a beleza dela.
    Bons tempos
    Sdds

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber se esse circo já foi para Alagoas pq tenho lembranças de um circo com esse nome que foi para minha cidade e que conhecir uma menina não lembro o nome dela mais lembro do desenho que ela fez no meu diária um ursinho muito lindo

    ResponderExcluir
  18. Em Goiás, na cidade de Jatai tem uma praça onde se instalava o circo e hoje chema-se Pça Lambari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É toda verdade; Mesmo o prefeito colocando outro nome na praça, nunca sai o nome de praça do Lambari

      Excluir
  19. Acredito que este CIRCO LAMBARI, esteve em Macapá, Estado do Amapá nos anos 60, entre 1966/1967/1968, não recordo o ano ao certo pois era criança, com minha idade entre 10 ou 11 anos. Lembro muito do nome do Circo e da nossa 'MUSA SANDRINHA'. Todos os garotos com idade entre 10 e 15 anos, da redondeza onde o circo se instalou, sonhava com a Sandrinha. Cada um tinha um sonho de amor próprio com Ela. Lembro que ficávamos varias horas do dia, em torno do cercado, olhando os animais e no afã de vermos nossa MUSA. Mais era a noite que iamos a loucura, pois seis da tarde já estávamos formando fila para entrar e admira-la. Quando o Circo partiu, ficamos com os corações partidos pois nosso grande amor havia ido embora, alguns chegaram até a cogitar de ir se juntar com eles. Nunca mais voltaram na cidade. GRANDE LEMBRANÇA DO CIRCO LAMBARI e da minha infância.

    ResponderExcluir
  20. Que tal conseguirem uma foto dela Sandrinha, onde ela esteja morando agora???

    ResponderExcluir
  21. Atenção: está em Uberaba/MG o Circo Khronos em plena fase da pandemia ditada pelo coronavírus. Os espetáculos são em formato de drive-in com a plateia dentro de carros.
    A esposa do proprietário do circo me informou que é filha de Lambari. Inclusive me relatou várias passagens do pai e o circo Lambari.
    Até as pedras se encontram, eis a frase mais certa.

    ResponderExcluir
  22. Moro em Jatai e perto da praça que ficou com o nome dele (Praça do Lambarí). Era muito amigo do João Carlos seu filho e da Regina-filha tinha a dona Terezinha sua esposa, Mara-Silva trapezista e sanfoneira (acho que tenho foto) tenho muita vontade de saber deles e ver fotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente boa noite gostaria de muito de saber se alguém conhecer um rapaz conhecido como raimundin era trapézista era palhaço trabalhou nesse circo por favor entrar em contato comigo a família tem muita vontade de saber do paradeiro deles 9882409427

      Excluir
  23. Olá alguém sabe algo sobre LURDES FÁTIMA DE JESUS BISNETA DE JESUS LUIZ PENA ex esposa de JOVELINO BARBOSA... QUEM SOUBER CHAMA NESSE NUMERO wapp 47984003523 falar com Adão de Jesus (filho do casal)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JOVELINO BARBOSA foi visto por último pelo filho ADÃO DE JESUS em 1973 na cidade de SANTO ANTONIO DA PRATINA -PR

      Excluir
  24. Sou de capela de Santana, o circo vinha aqui era uma alegria, gostaria de saber sobre os filhos dele

    ResponderExcluir
  25. Quando criança, o Circo Lambarí se instalava em Guaraí, na época norte de Goiás, hoje Tocantins, era tudo de bom, espetáculos circenses e shows. Saudades. Tempos bons.

    ResponderExcluir
  26. Saudades deste circo de todos, trabalhei com eles em Fortaleza. Em 1989..saudades..desejo k todos estejam bem com saúde e felizes.

    ResponderExcluir
  27. eu conheci o circulo lambari na cidade de wanderlândia por volta de 1987 1988 na epôca o chefe do circulo não sei se era o dono era um moço moreno forte que diziam que ele era o pai da cantora sandrinha tinha uma bailarina chamada fátinha que diazia ser irmã da cantora sandrinha e tinha o palhaço risadinha depois eles voltaram em wanderlândia com o nome de royal show circulo mais os personagem eram os mesmo do circulo lambari quem conhecer a fátima a cantora sandrinha entre em contato comigo pelo o whatsapp 6399947-4676 se alguém souber noticia delas por favor me ajudem tempo muito bom circo muito alegre um grande abraço atodos que Deus abenço

    ResponderExcluir
  28. Procuro notícias da amiga, ela era bailarina no circo Lambari a época do auge da Sandrinha. A Elda era filha do palhaço Lapixó. Quem tiver notícias dela ou mesmo o telefone da Sandrinha que hoje mora em Anápolis fineza me informar. Luiz. Whatts app 61.992731300

    ResponderExcluir
  29. O nome da pessoa que procuro e ELDA.

    ResponderExcluir
  30. Tive a grata satisfação de assistir o espéculo no picadeiro do Circo Lambari em Serra Pelada anos 80.

    ResponderExcluir
  31. Ola! Meus pais Walter e aurea, na decada de 60 fizeram parte do circo do Lambari. Mas sei se é este mesno circo. Meu irmao mais velho Johnny nasceu no circo em 1969 em Poconé MT.

    ResponderExcluir