quarta-feira, 16 de abril de 2014

3905 - Campus Universitário da UCS Vale do Caí

O campus universitário do Vale do Caí é o que mais cresce na universidade



O Núcleo Universitário Vale do Caí - agora Campus Universitário Vale do Caí - foi uma conquista da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC) que desejava para a sua região uma Universidade com caráter comunitário, que estivesse mais próxima dos cerca de 170 mil habitantes do Vale, visando à promoção do desenvolvimento socioeconômico da região.
As atividades com os estudantes iniciaram-se no 2º semestre de 2000, nas dependências do Parque Centenário em São Sebastião do Caí. E em agosto de 2001, a unidade passou a realizar suas atividades em prédio próprio, às margens da Rodovia RS 122, numa área verde de 40 hectares.
Atualmente, estão matriculados na unidade cerca de 1,1 mil alunos, em cursos de graduação nas modalidades presencial e Educação a Distância. Na Unidade Vale do Caí, são oferecidos, ainda, cursos de pós-graduação e extensão, e atuam 61 professores. Além disso, a presença da UCS no Vale do Caí contribui para o desenvolvimento sustentável da região,
Inicialmente, a Unidade Universitária da UCS atendia como Núcleo Universitário Vale do Caí, mas a partir do dia 22 de junho de 2013, passou a se chamar Campus Universitário Vale do Caí.
A unidade Vale do Caí é a terceira da UCS a receber a denominação de Campus. Em Bento Gonçalves, a Instituição mantém o Campus Universitário da Região dos Vinhedos, e, em Vacaria, o Campus Universitário de Vacaria.
A presença da UCS no Vale do Caí visa dar sustentabilidade ao desenvolvimento da economia da região, fortalecendo a produção industrial e agrícola. Entre as ações realizadas estão dois importantes projetos de pesquisa: a Caracterização de Matérias Primas para a Indústria da Cerâmica Vermelha e Ações para a Melhoria Tecnológica da Fruticultura e Floricultura do Vale do Caí.
A fruticultura é uma das principais atividades agrícolas da região do Vale do Caí. As pesquisas nessa área iniciaram-se em 2009, sob a coordenação do professor Gabriel Pauletti, do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas da UCS, em parceria com a Câmara Setorial da Citricultura do Vale do Caí.
A cerâmica vermelha também contribui de forma significativa para a economia regional. A UCS socializa o conhecimento nessa área, realizando diversas pesquisas sobre a cerâmica, além de atuar na formação de multiplicadores. Em setembro de 2011, a Universidade instalou na região, no Município de Bom Princípio o Instituto de MateriaisCerâmicos.(IMC/UCS). 
Como todos os campis e núcleos, o CVALE desempenha seu trabalho comunitário, oferecendo suas dependências para a prática esportiva. Interage através de convênios com as escolas públicas e é local para reuniões de associações comunitárias, Brigada Militar, COREDE Vale do Caí, entre outros.

Matéria publicada no site da Universidade de Caxias do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário