sábado, 19 de abril de 2014

3918 - Emílio Garrastazu Médici, quando presidente, visitou Montenegro

Emílio Garrastazu Médici cumprimenta a rainha, na festa pelo centenário
de Montenegro


O presidente Emílio Garrastazu Médici, gaúcho de Bagé, foi o presidente brasileiro entre os anos de 1969 e 1974. 
No ano de 1973, ele visitou Montenegro, participando da festa  pelo centenário da criação do município. Foi o único presidente brasileiro a visitar Montenegro no exercício do seu mandato.
No parque Centenário, onde acontecida a festa, ele foi recepcionado pelas autoridades presentes e pela rainha da festa, Ilsene Klein (na foto, cumprimentando o presidente) e princesas Vera Noll, Sônia Enick, Mara Viana, Mara Gauer e Marília Fritch.
Na época o Parque Centenário era menor. Não havia sido criado o segundo lago e nem construído o ginásio de esportes Azulão.
Louredes Campos comentou sobre essa foto, na facepage Montenegro de Ontem que "lembra ter ocorrido, naquele dia a inauguração da estrada Maurício Cardoso e que a sua escola, a Aurélio Porto, compareceu com seus alunos uniformizados para recepcionar o presidente acenando bandeirinhas do Brasil enquanto o cortejo presidencial passava."
Ernesto Lauer comentou que  na a sua entrada no Parque Centenário foi proibida e que o único vereador montenegrino autorizado a participar do evento foi  o presidente da Câmara.
Lis Lopes lembra que havia um apartamento reservado no  hospital, todo equipado, com um guarda na porta, para a eventualidade de acontecer alguma coisa com o presidente. Era uma época de conflito interno no país, no qual a oposição mais radical praticava atos de guerrilha e sequestros. Médici morreu 12 anos mais tarde, de AVC.

Foto do acervo de Lorenzo Metz, divulgada na facepage Montenegro de Ontem por Pirajá Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário