sexta-feira, 18 de abril de 2014

3917 - Estação Experimental Zootécnica de Montenegro

A Estação Experimental prestou grandes serviços ao aperfeiçoamento
da agropecuária no Vale do Caí e no estado


Em 6 de Setembro de  1912, no governo do intendente montenegrino João Simplício Alves de Carvalho, foi criada a Estação Experimental Agronômica Dr. João Simplício Alves de Carvalho.
Seu primeiro diretor foi o engenheiro Ernesto Zietlow, que já era funcionário municipal e ganhou um aumento salarial para assumir mais essa responsabilidade. Essa entidade funcionou na antiga Chácara Municipal, situada junto à antiga estrada do Cemitério, pela qual se ia da cidade à área do atual cemitério municipal. Situada numa parte do que é hoje o bairro Timbaúva, a chácara tinha 20 hectares e ficava a dois quilômetros do centro da Vila São João do Montenegro. Atual cidade de Montenegro.
Em 1927, a Estação Experimental cessou suas atividades. Em 1929 foi adquirida uma nova área de terra, mais ampla, chamada de Fazenda da Cria, no subúrbio do Passo da Cria. A sua área era de 352 hectares. Para lá foram trazidos animais de raça, equinos e bovinos, que forneceram crias e semem para melhorar a qualidade dos rebanhos da região.
Em 1943 foi iniciado o trabalho de inseminação artificial e assim continuou a atividade da instituíção que, até hoje, presta serviços ao desenvolvimento agropecuário do estado e, principalmente, da região.

Foto divulgada na página de Facebook por Pirajá Lemos


Um comentário:

  1. Como fazer para entrar em contato, com meu professor de veterinária Dr Alberto de Almeida, Meu nome Adão Tonato da Rosa, meu Facebook Adoa Berenice Tonato

    ResponderExcluir