quarta-feira, 30 de abril de 2014

3952 - Antigo quartel da Brigada foi antes um moinho de trigo




No livro Montenegro, de Campos Neto, grande clássico da historiografia montenegrina, encontra-se esse comentário e ilustração sobre o Moinho Montenegro, pertencente ao empresário João Arthur Renner, terceiro filho de Jacob Renner (o fundador da refinaria de banha).
Jacob, que nasceu na Feliz em 1958, era casado com Clara Fetter residiu em Alto Feliz e depois transferiu-se para Montenegro, quando o casal já tinha seus filhos mais velhos.
Os filhos de Jacob e Carla Fetter, começando pelos mais velhos, são: Lúcia, Antônio Jacob (o famoso A J Renner), João Arthur, Alfredo, Guilhermina, Olga, Felipe Leopoldo, Júlio, Elvira e Henrique Valdemar.
Quando a Brigada Militar veio instalar-se em Montenegro, utilizou o prédio antigo de um moinho desativado. Certamente a empresa de Arthur Renner que Campos Neto mencionou no seu livro. 
A pintura que vemos abaixo mostra como era o antigo quartel da Brigada Militar em Montenegro, situado na rua Osvaldo Aranha, perto da Estação Ferroviária. Esse quartel foi utilizado até o ano de 1970, quando foi desativado, sendo transferido para novas instalações na rua Arthur Renner (nome dado em homenagem ao dono do moinho), no bairro Progresso.
Consta que o prédio do antigo moinho foi demolido, mas o campo de futebol que aparece na pintura ainda existe.
Note-se que o prédio do antigo quartel da Brigada se assemelha muito com o do desenho reproduzido no livro de Campos Neto.

Fotos do livro Montenegro, de Campos Neto, de postagem de Pirajá Lemos no Facebook e do Street View

Nenhum comentário:

Postar um comentário