quinta-feira, 1 de maio de 2014

3953 - Os cinemas de Montenegro

Montenegro teve, em 1911, um dos primeiros cinemas do estado


Em Montenegro, no dia 19 de julho de 1911, passa a operar o  primeiro cinema da cidade. Um dos primeiros do estado. Seu nome era 14 de Julho e estava localizado na esquina das ruas José Luis e Doutor Flores. Ele era de propriedade de Jacinto F. Zurade e José Maria da Cruz. 
O cinema já apresentava duas alas, a primeira  e a segunda classe. O inicio das sessões era antecedido por um espoucar de foguetes. 
Em junho de 1912, o cinema foi vendido em leilão para Carlos Welausen e em outubro de 1912 foi adquirido por Albino Draper, que trocou o seu nome para Cinema Familiar. 
Em 1914, o cinema foi adquirido por Francisco de Assis Carvalho e passou a se chamar Cinema Ideal, funcionando na então rua Barão (atual João Pessoa), no número 1124.
Em 1914  , no inicio do ano, a cidade passa a ter o seu segundo cinema, o Aliança, na rua Ramiro Barcelos, 1821, no prédio onde funcionava a Sociedade de Mútuo Socorro. O cinema era de propriedade da firma Schmitz & Marca, mas  pouco depois passou para Schmitz & Machado. Em 1915 passou para firma Cristofari & Machado, de propriedade de Mario Cristofari e Antonio Rodrigues de Magalhães Machado.
Em 1915, o cinema Ideal é adquirido pela Associação Germânia e Germano Leser e passou a se chamar cinema da Sociedade Germânia. Em 1917, quando o Brasil declarou guerra à Alemanha, esse cinema passou a ter o nome de cinema Riograndense, pois a Sociedade Germânia teve que alterar o seu nome, passando a se chamar Sociedade RiograndenseEm 1918, o cinema permaneceu fechado devido  epidemia `de gripe (a gripe espanhola) que atingiu quase todo o planeta, matando 40 mihões de pessoas. Em 1930, ele passa a funcionar com  sistema sonoro.
O Cine Goio-en foi criado pelo Clube Riograndense, e fazia frente
para a praça Rui Barbosa

Ainda de propriedade do Clube Riograndense (antiga Sociedade Germânia), passa a funcionar o cinema  Goio-Enem um novo prédio, em substituição ao cinema Riograndense.   
Em 1952, o cinema foi reformado, recebendo equipamento de projeção da Inglaterra.
Esta sala de cinema ficava localizada na praça Rui Barbosa e,  em 1960, era propriedade de Exibidora Cinematográfica Petry Ltda.; possuia 770 lugares  e  utilizava  aparelho projetor para filmes de 35 milímetros.

O Tanópolis está localizado  no ponto mais central da cidade
O Tanópolis ocupava um grande prédio, atualmente alugado para a loja Oba Oba
Em 29 de janeiro de 1957,   passa a funcionar  o  cinema Tanópolis, com 1230 poltronas, na rua Ramiro Barcelos, nº 1756-1757, com tela panorâmica para superscope, vista-vision e cinemascope. 
Em 1960  essa sala de cinema  era propriedade de Exibidora Cinematográfica Petry Ltda.; possuía 1269  lugares  e  utilizava um aparelho projetor para filmes de 35 milímetros.
No ano de 1960, Montenegro passou a contava com dois cinemas: o Tanópolis, com 1250 lugares e o Goio-En com 800.
Em  1966, na cidade de Montenegro o cinema Goio-En encerra suas atividades, continuando apenas o  Tanópolis.

Dados extraídos do site Cinema no Rio Grande do Sul

Observações adicionais - O nome Tanópolis provém do fato de Montenegro ser conhecida, na época, como capital do tanino ou cidade do tanino.
Com o decréscimo de público provocado pelo advento da televisão, o grande prédio do Cine Tanópolis chegou a fechar, em 1994. O prédio foi alugado para uma loja. Mesmo assim, o cinema continuou ativo, graças à intervenção da associação de empresas local, passando a ocupar apenas o mezzanino do antigo cinema. 
No final de abril de 2014, foi anunciado o fechamento do cine Tanópolis. O que surpreendeu a todos, pois o cinema montenegrino vivia um grande momento, com a realização de duas sessões diárias e a exibição de filmes com grande atualidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário