domingo, 11 de maio de 2014

4000 - Cine Pathé começou em 1923

O Cine Pathé ocupava um prédio grande, com grande capacidade de público,
mas com pouco conforto se comparado com os cinemas atuais
A história do Cine Pathé, primeiro grande cinema de Montenegro, teve início em 1923, quando Décio Luciano Decusatti e sua esposa Otavina investiram na compra de um terreno, situado na rua Ramiro Barcelos, com o objetivo de construir o prédio onde abririam o seu cinema. 
Antes de ousar tal investimento, Luciano, havia  a administrado o Cine Aliança que lhe foi concedida pelos proprietários  Maria Cristofari e Antonio Magalhães Machado. O casal Decusatti  tocou esse cinema nos seus dois últimos anos de funcionamento, num velho casarão na Ramiro Barcelos nº 1821. Ali era usando o sistema de projeção chamado de cinematógrafo, que tornava-se obsoleto.
No ano de 1925, estava concluída a construção do suntuoso edifício do Cine Pathé, com 1289 lugares. 
No início, o Pathe funcionou como cinema e clube, pois as cadeiras usadas eram removíveis, o que permitia a realização de eventos como o  Baile da Primavera. 
Acompanhado de e meu tio Edvino e minhas primas, fui diversas vezes ao cinema na década de 1950. Na época, eu estudava em Porto Alegre e meus pais em Santo Ângelo. Por isso eu costumava vir seguidamente a Montenegro, especialmente nos finais de semana, para visitar meus parentes.
O que mais chamava atenção neste cinema eram as galerias laterais superiores, similares às dos teatros de óperas. D onde saia a projeção formava-se o quadro de um castelo da Alemanha, a foto demonstra isso. Os filmes mudos  de 1925 até 1930 eram acompanhados ao piano pela Maestrina Eva Ody, professora do Conservatório de Montenegro. Com a introdução do cinema sonoro em 1930 o cine sofreu alteração, fixando as cadeiras em filas com 6 espaços duplos para os espectadores em cada setor. Neste ano, a projeção passou a ser no sistema mais moderno de 35 milímetros.

Texto de Egon Arnoni Schaeffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário