sábado, 17 de maio de 2014

4025 - É fácil buscar informações no blog

O Histórias do Vale do Caí está se tornando uma enorme enciclopédia mas, graças à informática, é fácil encontrar o que se deseja
O blog Histórias do Vale do Caí está ganhando proporções gigantescas. São mais de 4.000 textos com quantidade equivalente de fotos.
Ele reúne uma formidável quantidade de informações sobre a história dos 20 municípios que integram  a região gaúcha  do Vale do Caí. Região que, conforme inúmeros indicadores, é hoje a mais desenvolvida do país.
Não é de estranhar-se, portanto, que esse blog seja, também, o que contém maior volume de informações sobre uma região brasileira.
O Vale do Caí é pequeno e conta com apenas  190 mil habitantes e é motivo de orgulho para a região ver a sua história ser tão amplamente pesquisada e divulgada. Nem mesmo as maiores regiões metropolitanas do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro, não dispõem de tanto material histórico a seu respeito reunido num único blog e tão fácilmente acessível.
Mas a grandeza do acervo já reunido pelo blog pode inibir os interessados em consultá-lo. Pode parecer difícil encontrar, em meio a tantas postagens, a informação que se deseje. 
No entanto, graças às maravilhosas ferramentas disponibilizadas pela cibernética, a busca pelas informações no blog é extremamente facilitada.
Basta acessar a página de abertura do blog e digitar uma palavra chave (palavra fundamental no assunto procurado) na faixa branca que se encontra próxima ao canto superior direito. Abaixo das palavras Pesquisar esse blog .
Se escrevermos ali, por exemplo, a palavra vapor e acionarmos a a tecla enter, nos serão apontadas, imediatamente, várias postagens tratando desse assunto.
Uma vez aberta uma postagem, ainda é possível usar mais um recurso fornecido pela informática. Clicando as teclas control (Ctrl) e a tecla g, aparece uma nova faixa branca no canto superior direito da tela. Escrevendo-se novamente ali a palavra vapor, será destacado o ponto no texto em que aparece a palavra vapor. Isso é especialmente útil nos textos longos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário