sexta-feira, 16 de maio de 2014

4024 - Padre Edgar Jotz

Morre o padre Edgar Jotz, aos 84 anos

Edgar Jotz era de Alto Feliz e atuou por mais de 50 anos na capital

Faleceu na última terça-feira, dia 13, o padre Edgar Jotz. Natural de Alto Feliz, ele tinha 84 anos. Estava internato no Hospital São Francisco, da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, em razão de um câncer. O sepultamento aconteceu na quinta-feira, em Alto Feliz, com o acompanhamento de familiares, colegas e amigos.

Edgar Jotz foi ordenado padre em 1956 e por mais de 50 anos foi pároco da igreja Santa Cecília, em Porto Alegre. Notabilizou-se pelo trabalho a frente da comunidade, onde ergueu e construiu creche para crianças pobre, organizou passeatas ecológicas, cobrou fraternidade da população, mobilizou as pessoas para o plantio de árvores e ampliou as instalações do Colégio Santa Cecília. Na época da Ditadura Militar chegou a oferecer abrigo para perseguidos pelo regime, entre eles o Frei Beto. Por isso chegou a ser preso pelo DOPS, departamento de repressão dos militares.

Pela atuação na capital, recebeu o título de Cidadão Porto-alegrense e também a medalha Cidade de Porto Alegre. Na quarta-feira, na catedral Metropolitano da capital, ocorreu missa de corpo presente de três padres. Além de Edgar Jotz, de Dom Altamiro Rossatto e Monsenhor Antônio Lorenzatto, todos falecidos na terça-feira.
Matéria de Guilherme Baptista para o jornal Fato Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário