terça-feira, 20 de maio de 2014

4044 - A igreja luterana de Costa da Serra

Quando foi construída, na década de 1930, a atual igreja luterana 
de Costa da Serra tinha esse aspecto


No início da década de 1940, Edmundo Albino Schaeffer mudou-se para Santo Ângelo. Mas, mesmo morando longe, costumava vir a Montenegro seguidamente para visitar os parentes. Seus pais e os da esposa Wilma moravam no município. Além disso, ele comprou terras no interior de Montenegro e plantou grandes matos de acácia, o que o fazia voltar a Montenegro seguidamente, para providenciar a venda dos matos para as empresas Tanac e Tanino Montenegro. 
Nessas ocasiões, ele se hospedava na casa de seu irmão Helmuht Edwin Schaefffer, que ficava ao lado da Igreja evangélica, de Costa da Serra.
O pai de Edmundo e Helmuth, Leopoldo Schaeffer, era proprietário de uma loja de tecidos que fica do outro lado da estrada, em frente à igreja.
Em 1949 Egon A. Schaeffer (filho de Edmundo) começou a estudar no colégio Sinodal, de São Leopoldo. Ele tinha 12 anos e permaneceu na localidade, com seus tios e avós, durante um mês. Foi um mês bem divertido, pois ele tinha a companhia do primo Ernani Schaeffer que hoje reside na Timbaúva, e naquela época tinha 8 anos sendo batizado nessa igreja.
Sônia Schaeffer, morando em Montenegro e Carmem Schaeffer que também morava ali no ano citado. Todos foram batizados nessa igreja, inclusive Bruno Schaeffer que hoje mora em NH e tem um filho que é pastor. 
Justamente em 1949  todos os primos e também Egon, nos dias de semana faziam brincadeiras dentro da igreja. Tia Olga, esposa de Helmuth E. Schaeffer vinha gritar com todos para que parassem com a algazarra para evitar comentários de vizinhos. 
Egon costumava tocar harmônio na igreja citada. Na festa do kerb, fotos anexas, com a presença do Dr. Hans Varelmann e espôsa em 1957 ainda vemos a branca parede da igreja e naquele mesmo dia às 18:00 Helmuth foi puxar o sino da igreja, o que fez durante toda a sua vida até falecer aos 93 anos. Algumas vezes convidava Egon para tocar o sino que dizia para o tio que tinha medo que o sino caísse sobre ele. Em 1949 ainda essa bela foto da casa e da igreja. Testemunhas presentes até hoje que moravam ao lado, Carmem, Ernani, Bruno e Sônia Schaeffer (proprietária do balneário Latoma) casada com Heitor Eswein. Egon Schaeffer que estava lá e possui outras fotos tiradas do local por Edmundo Schaeffer, seu pai. Mais para direita havia uma cancha de carreira onde aos domingos se disputava corridas à cavalo,e essa era também de propriedade de Leopoldo Schaeffer. A igreja evangélica mais antiga ficava perto do cemitério da Costa da Serra e foi atingida por um raio pegando fogo, pois era de madeira. Aconteceu em 1928, e em 1930 ficou pronta a igreja que está na foto, construida sobre o terreno doado por Leopoldo Schaeffer. Moradores de Costa da Serra, Gerson Müller (57 anos) e Arlete Maria Eswein declaram que a frente de laje de pedra da igreja dando-lhe aparência de nova foi inaugurada no final da década de 1970. Assim fica definida a
 questão do tempo que a igreja permanece sobre o terreno doado por Leopoldo Schaeffer.
Helmuth E. Schaeffer tocou o sino desta igreja até 2001 e revelou que a frente foi modernizada no ano de 1979. Depois disto ele e sua esposa foram pedir para Gerson Müller tocar o sino porque já não tinham mais condições físicas para cumprir o compromisso assumido.

Texto de Egon Arnoni Schaeffer e foto do seu acervo

Nenhum comentário:

Postar um comentário