quinta-feira, 22 de maio de 2014

4051 - Caienses na revolução, com Getúlio


Caienses declaram seu apoio a Getúlio Vargas
No telegrama acima, recebido por Getúlio Vargas, lideranças caienses declaram seu apoio ao ex-presidente. Como o telegrama foi mandado do Caí para Porto Alegre, presume-se que tenha sido transmitido no ano de 1929, quando Getúlio Vargas foi lançado candidato a presidente da república, num movimento de contestação ao domínio político paulista daquela época.
Os autores da mensagem de apoio a Getúlio são figuras importantes da sociedade caiense daquela época. Tanto seguidores do Partido Republicano quanto do Partido Libertador. A candidatura de Getúlio contou com apoio de todas as forças políticas do estado e, no Rio Grande do Sul, Getúlio foi eleito por 100% dos votos. Mesmo assim, Getúlio perdeu a eleição, pois em quase todos os estados o apoio ao opositor de Getúlio, chamado Júlio Prestes.
Alguns meses depois, porém, houve a revolução de 30, revolta armada que colocou Getúlio no governo. Grande contingente de voluntários, inclusive do Caí, participaram da mobilização de tropas gaúchas que foram até o Rio de Janeiro, então capital da República, e tomaram o governo sem grande resistência. Getúlio permaneceu no governo do país até 1945 e, hoje, é considerado um grande estadista.

Fotos do acervo de João Luz


Nenhum comentário:

Postar um comentário