Google+ Followers

Google+ Followers

Google+ Followers

domingo, 25 de maio de 2014

4056 - A ponte e os morros

As enchentes  não impedia o trânsito dos trens para Montenegro


A ponte da Mariazinha em foto clássica. Note-se, ao fundo, parte do Morro São João e o Morro dos Fagundes, também conhecido como Morro da Formiga. Outro morro montenegrino que aparece nessa foto é o Morro da Mariazinha, no qual se encontram os três exploradores. 
Eles observavam a enchente. O vão principal da ponte era sobre o rio. os demais sobre as várzeas, que aparecem inundadas. As margens do rio podem ser percebindas pelas árvores enfileiradas.
A foto, conforme informa Mara Vianna, é da enchente de 1927.
Nas grandes enchentes, tornava-se impossível a viagem de Montenegro a Porto Alegre por estradas de rodagem. Na época,  a única ponte rodoviária sobre o rio Caí era a de ferro, na Feliz, construída em 1900.
Não temos informação quanto à possibilidade de trânsito pela ferrovia, mas a foto mostra que a ponte não ficava impedida. Talvez os acessos a ela.

Foto do acervo de Mara Vianna postada na página de Facebook 
Montenegro de ontem

2 comentários:

  1. A MINHA GRANDE AMIGA MARA VIANNA SE ENGANOU NO ANO 27,POIS MONTENEGRO TEVE ENCHENTE EM 26 E 28,A MAIOR DE TODAS.ATENCIOSAMENTE ROMELIO A.DE OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  2. A COLEGA E AMIGA DO FACEBOOK MARA VIANNA SE ENGANOU NO ANO 27,QUANDO NA REALIDADE MONTENEGRO OUVE ENCHENTES GRANDES EM 1926 E 1928,ESTA A MAIOR DE TODAS,INCLUSIVE MAIOR QUE DE 41.ROMELIO

    ResponderExcluir