domingo, 25 de maio de 2014

4060 - O carrão do seu Oswin

Próspero comerciante, seu Oswin Seelig era o dono
desse flamante Kaiser 1952





Um Kaiser modelo 1951 numa recente exposição de carros antigos


No início da década de 1950, ninguém em Montenegro tinha televisão (ainda nem existia isso no Rio Grande do Sul). Nessa época, ter um rádio luxo para poucos e o mesmo acontecia com os automóveis. Ainda mais um carrão assim, novo e luxuoso como o do seu Raymundo Oswin Seelig.
Ele era o proprietário do Café Guanabara, situado na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Buarque de Macedo, onde hoje existe o posto de atendimento central da Unimed. Mais tarde, Oswin vendeu o Café para os irmãos Scalabrini  e adquiriu a Padaria Rainha, situada em frente ao clube 7 de Setembro, na rua João Pessoa.
O seu carro, um Kaiser modelo 1941, fabricado nos Estados Unidos, causava inveja na Montenegro daquela época. Era o que se podia chamar de um carrão. A marca Kaiser não existe mais. Carros dessa marca foram produzidos entre 1945 e 1953.
Oswin Seelig, pela década de 1960, transferiu-se, com a família, para São Sebastião do Caí, onde criou a principal padaria do centro da cidade, conhecida como Padaria Seelig.  Ela ficava na rua 13 de Maio, no mesmo local da atual agência do Bradesco.
Na foto, Oswin Seelig é o homem de chapéu e óculos, debruçado sobre o carro. Ao seu lado, o jovem engravatado é Guido Kunrath, filho do antigo dono da Padaria Rainha, Afonso Kunrath, que foi vice-prefeito montenegrino.

Foto postada por Waldyr Oswin Seelig, com informações complementares de Egon Schaeffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário