quarta-feira, 4 de junho de 2014

4108 - Bom Princípio implanta câmeras de videomonitoramento

Bom Princípio é o primeiro município a implantar um amplo sistema
de segurança através de câmeras de vídeo
O primeiro sistema de videomonitoramento do Vale do Caí, com a utilização de cinco câmeras, está sendo implantado em Bom Princípio. As filmadoras já foram instaladas e estão sendo monitoradas pela Brigada Militar.

Duas câmeras estão na área central da cidade. Uma delas na esquina da rua Jacob Schommer com a avenida Guilherme Winter. Como tem zoom óptico de 18 vezes e digital de 36 vezes, a aproximação permite visualisar os quatro bancos, Praça, Prefeitura e arredores. E outra câmera está no cruzamento da rua Pedro Bartzen com a Pio XII, próximo das escola Monsenhor José Becker e Pio XII. Uma terceira filmadora foi colocada no Parque Municipal. E duas em Santa Teresinha: rua Pedro Neis com Pedro Canísio Rech e na avenida Coronel Jacob Selbach Júnior com Pedro Neis.

Conforme o secretário municipal de desenvolvimento, Mathias Seibel, a instalação das câmeras iniciou em 15 de maio e foi concluída na última sexta-feira. Ele destaca que estão sendo investidos R$ 98 mil nos equipamentos, com recursos provenientes da última Festa do Moranguinho, realizada em setembro do ano passado. Mathias explica que o sistema funciona via rádio da internet, com as câmeras podendo ser monitoradas 24 horas por dia. A instalação foi da empresa Bommtempo Tecnologia e Informação, a mesma que instalou uma câmera no centro da Feliz em agosto do ano passado.

Mathias explica que as câmeras ainda estão em fase de testes, podendo ser necessários alguns ajustes e ainda será formalizado o convênio com a Secretaria Estadual de Segurança. Mas o videomonitoramento já está funcionando. O secretário salienta que também já estão previstos recursos para ampliar o sistema. O projeto prevê a instalação de um total de 14 câmeras, principalmente nas entradas e saídas da cidade. “Queremos melhorar cada vez mais”, diz o secretário.

O comandante da Brigada Militar de Bom Princípio, tenente Ubiraci Martins Machado, ressalta a importância das câmeras para aumentar a segurança no município. Com os equipamentos, será possível até ver a placa dos veículos e quem estiver no interior dos carros, além das pessoas circulando nas ruas. Qualquer delito ou suspeita permitirá a ação rápida da Brigada. Só a existência das câmeras já inibirá a ação de criminosos, que pensarão duas vezes antes de agirem em Bom Princípio. E como as imagens ficarão gravadas, também facilitará a investigação da Polícia Civil em caso de alguma ocorrência.

Matéria de Guilherme Baptista publicada no jornal Fato Novo em 4 de junho de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário