domingo, 22 de junho de 2014

4158 - Trio Montecarrlo no You Tube

Capa do segundo LP do Trio Montecarlo




No campo musical, nenhum artista do Vale do Caí foi tão importante quanto o montenegrino Egon Arnoni Schaeffer.
Ele foi o criador do Trio Montecarlo. Reuniu e administrou o grupo, além de ser o seu principal instrumentista, tocando violão.
O grupo gravou doze LPs e vendeu um milhão de discos. São cerca de 140 músicas gravadas.
O trio era essencialmente vocal, apesar de que a participação de Egon como instrumentista tenha sido relevante.
Egon Schaeffer e seus companheiros Arno Adalberto Bohn, natural do Pareci Novo, e Kurt Jorge Dutzig, de Novo Hamburgo, gravaram, basicamente, na década de 1960. Algumas gravações do trio podem ser ouvidas no You Tube, pestadas por admiradores do grupo.
Além das limitações técnicas causadas pela deficiência dos estúdios e equipamentos da época, alguns dos discos reproduzidos estavam desgastados e o som apresenta ruídos. Mesmo assim, vale a pena conhecer a arte do Trio Montecarlo. Principalmente por uma peculiaridade que foi uma das grandes razões do sucesso do trio: a maior parte do seu repertório é cantado em alemão. O que fez, do Montecarlo, um grupo muito representativo da colônia de descendentes dos imigrantes alemães no Brasil.
Egon, Arno e Kurt, assim como João Wolf (que integrou o grupo em certo período), falavam o alemão gramatical, mas também o dialeto hunsrikich,falado pelos brasileiros de origem alemã. Pela pronúncia clara, o alemão cantado pelo trio em seus discos é perfeitamente compreensível pelo povo de origem alemã, sem ferir o alemão clássico.
Egon Arnoni Schaeffer vive em Montenegro e promoveu um grande trabalho de recuperação das gravações originais do trio, que foram remasterizadas e, brevemente, serão disponibilizadas no You Tube com som estereofônico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário