quinta-feira, 10 de julho de 2014

4214 - Ponte baixa no Vale Real

A ponte foi construída pela comunidade, no ano de 1968

A ponte baixa sobre o rio Caí liga a cidade de Vale Real à localidade de Bananal, no vizinho município de Feliz. Ela foi construída em 1968, por iniciativa de líderes locais e com a ajuda 
da população. Foi idealizada por Willibaldo Freiberger, com grande colaboração de Armanos Graebin e Laurindo Müller.
Pontes baixas são comuns em arroios da região, especialmente no Forromeco. Elas se caracterizam pelo fato de ficar submersa quando ocorrem enchentes. Sua vantagem é serem de construção mais fácil e barata.

Foto do jornal Fato Novo

Motoqueiro escorrega na ponte inundada e cai no rio

Um motociclista que tentava atravessar a ponte baixa de madeira sobre o rio Caí, na localidade de Bananal, acabou se desequilibrando e caiu na água. 

O nível do rio estava bastante alto em razão das chuvas da última semana. Conforme a Brigada Militar, parte da ponte estava inundada e praticamente submersa, o que sempre acontece em períodos de enchente. Isso ocorreu na última quinta-feira, 3 de julho, quando já era noite, por volta de 19h30min. 

A ponte fica na divisa entre Feliz e Vale Real. O motociclista, de 23 anos, morador de Vale Real, conduzia uma moto Honda CG 125. Ele contou que teria escorregado e perdeu o equilíbrio, quando ia em direção a RS 452, vindo a cair no rio. Conforme populares, ainda passou por baixo da ponte e por sorte não ficou preso. Conseguiu tirar o capacete, o qual também usou como bóia até sair do rio. E por sorte não se feriu. Entretanto, além do grande susto, perdeu a moto e a carteira com documentos.

A Brigada Militar alerta para os motoristas não utilizarem a ponte em períodos de cheia do rio. Além da inundação e da correnteza, nas enchentes podem ocorrer danos no madeirame da ponte. No ano passado, após a enchente, a Prefeitura de Vale Real trocou alguns pranchões de madeira. A alternativa, em caso de inundação, é fazer o desvio por Picada Cará.

Matéria de Guilherme Baptista, publicada pelo jornal Fato Novo em 9 de julho de 2014 




Nenhum comentário:

Postar um comentário