quinta-feira, 17 de julho de 2014

4254 - A Caiense

A Empresa Caiense foi o maior empreendimento do grande empresário
caiense Edgar Helmuth Blauth


Caiense é o atual nome comercial da Empresa Caiense de Ônibus. Tendo iniciado suas atividades na década de 1930, a empresa foi fundada pelo mais dinâmico empresário caiense dos meados do século XX: Edgar Helmuth Blauth. 
Todos o tratavam pelo nome Helmuth, mas quem não conhecia o idioma alemão o chamava Elmuti. Era um homem comunicativo e, em festas, gostava de tocar violino.
Entre os seus empreendimentos estão, também, o Cine Aloma e a Blavel (Blauth Veículos, concessionária da da fábrica Mercedes Benz). Todos os seus principais investimentos foram feitos no Caí e essa sua atitude contribuiu para que o município fosse menos atingido pelo seu período de estagnação (do início da década 1940 ao final da década de 1970).
A foto acima foi feita no ano de 1979.
Com o tempo, os negócios de seu Helmuth foram se desfazendo. O Cine Aloma durou alguns anos depois que ele se desinteressou pela atividade. O prédio foi alugado e passou a ser denominado Cine Brasil, hoje é alugado para a loja Três Passsos. A Empresa Caiense de Ônibus também foi vendida, mas continua  operando com  a mesma denominação. A Blavel foi também vendida e, recentemente, fechou  suas portas.
Os cães que aparecem na foto seriam do caiense Mando Knapp, que era acompanhado por eles por onde andava, era acompanhado por seu amigos animais.

Foto do acervo de Vilson Nunes da Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário