terça-feira, 5 de agosto de 2014

4617 - Egon Schaeffer em desfile cívico

Na fila mais de fora, Egon Schaeffer é o quarto: o menino loiro, mais alto que
os seus colegas do Ginásio Marista


Edmundo Albino Schaeffer, que além de ser caixeiro viajante dedicava-se à arte de fotografar. Ele era natural de Costa da Serra, localidade do interior de Montenegro.  
Como fotógrafo amador ele registrava imagens pensando em preservar imagens para o futuro. Deixou milhares de fotos que são um registro precioso da época em que viveu.
Nessa foto vemos o desfile cívico dos alunos do Ginásio Marista de Santo Ângelo, a capital das Missões. 
O fardamento lembrava muito os uniformes do exército e havia,  certamente, um sentido de exaltar o militarismo. O ano era 1947 e a segunda guerra mundial havia terminado terminado dois anos antes. Em todos os países havia uma noção de que, a qualquer momento, poderia ocorrer outra guerra e os jovens deviam estar preparados para ela.
Na fileira de fora desse pelotão,  o quarto da fila é Egon Arnoni Schaeffer, o menino de cabelo loiro. 
Hoje esse menino é um homem maduro, que já passou por muitas experiências na vida. Inclusive a de ser pai e valoriza cada vez mais a memória de seu pai Edmundo, que fez essa foto e preparou o filho da melhor forma possível para ter uma vida feliz e digna.
No prédio ao fundo, com parede escura, funcionavam a farmácia Licht e o consultório do Doutor Simone. E o prédio menor é o Hotel Ideal e a ruaem que acontece o desfile é a Marquês do Herval.

Foto do acervo de Egon Arnoni Schaeffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário