Google+ Followers

Google+ Followers

Google+ Followers

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

4663 - Foto de Edmundo Schaeffer: avenida Getúlio Vargas, de Porto Alegre, em 1938

Na avenida Getúlio Vargas, ainda havia a igreja e muita tranquilidade


Essa foto foi feita por Edmundo Albino Schaeffer no ano de 1938. Ela mostra o início da avenida Getúlio Vargas. Hoje, uma avenida muito movimentada. Naquela época, mesmo em Porto Alegre existiam poucos automóveis.
Na foto, que é diurna, só o que se vê de veículos é um Ford modelo T e, à esquerda, dois carros estacionados. Os trilhos dos bondes são bem visíveis e as palmeiras hoje altíssimas, naquela época eram ainda baixas. Ao fundo, vemos a Igreja Católica Menino Deus, que foi demolida. As pistas eram muito largas, considerando-se o trânsito da época..
Edmundo costumava frequentar esta rua, pois a irmã de sua esposa Wilma, Any Borgmann, residia num prédio que ficava quase defronte ao Parque Farroupilha. 
Nesse parque aconteciam as grandes exposições agrícolas e industriais, precursoras da atual Expointer, de Esteio. 
No Parque Farroupilha também eram negociados animais de raça, também existiam os standes dos inventores (uma mania da época, inspirada na fama de Thomas Alva Edison, o inventor norte americano que era ainda um ídolo, nessa época.
No parque também aconteciam shows musicais feitos por artistas locais e do exterior. 
Hoje, observando este mesmo local, tomado pelo trânsito vertiginoso, não há como não sentir nostalgia daquela época mais calma.

Texto de Egon Arnoni Schaeffer e foto do seu acervo

Nenhum comentário:

Postar um comentário