sexta-feira, 15 de agosto de 2014

4664 - A casa e a família de Edmundo Schaeffer e Carolina Schubert

A casa de Leopoldo Schaeffer, que futuramente seria reformada e transformada
em armazém de secos e molhados, armarinhos e tecidos


Essa rara foto foi registrada por Paul Gotthardt, médico alemão imigrante, que se fixou na localidade de Costa da Serra, no interior de Montenegro, no ano de 1899.
Fotografar era novidade para ao povo humilde que habitava o local. Graças a esse médico, foram registradas imagens de Costa da Serra no início do século XX.
Vemos nessa foto, da esquerda para a direita, Elma Schaeffer, aos 5 anos de idade. 
Elma casou com Arnaldo Borchardt,  tendo nessa união um único filho, cujo nome era Irineu Borchardt. 
A seguir, vem Luiza Schaeffer, com 3 anos. Ela casou-se com Fernando Kettermann e eles tiveram uma filha: Nívea Schaeffer Kettermann. 
Depois, quem aparece na foto é Maria Carolina Schubert Schaeffer, que imigrou para o Brasil ainda menina, em 1885. Na Costa da Serra, ela conheceu Leopoldo Schaeffer, com o qual casou na Igreja Evangélica local. 
Ao lado dela vemos seu esposo, Leopoldo Schaeffer. Ele era herdeiro de terras e prosperou atuando como comerciante muito próspero, naquela mesma localidade.
Da união de Carolina e Leopoldo nasceram Edmundo Albino Schaeffer, Elma Schaeffer, Luiza Schaeffer, Helmuth Edwin Schaeffer, Selma Schaeffer, Hilda Schaeffer e, em 1922, Walter Schaeffer, que faleceu com um ano de idade. 
Na mesma foto, vemos ainda Selma Schaeffer, sentada numa cadeira, com um ano de idade. Ela casou com Edmundo Krohn e eles geraram duas filhas: Mariza Vera Schaeffer Krohn e Heloisa Schaeffer Krohn.
Por fim, vemos Edmundo Albino Schaeffer, que casou com Wilma Walter, nascida em Ijuí e batizada na Igreja Católica de Venâncio Aires. Tiveram dois filhos: Egon Arnoni Schaeffer e Ronaldo Albino Schaeffer. 
Edmundo, nessa foto, tinha oito anos de idade, tendo nascido em 1905.
A imagem foi feita, portanto, no ano de 1913.
O menino Edmundo Schaeffer tornou-se notável pelo fato de haver aprendido cedo a fotografar (provavelmente, graças à influência do doutor Gottardt) e haver deixado um precioso acervo de fotografias do Vale do Caí e de outras regiões por onde andou.
Seu filho mais velho, Egon Arnoni Schaeffer notabilizou-se pela sua atuação como músico, sendo o criador do Trio Montecarlo. Conjunto que foi pioneiro na gravação de músicas em alemão, no Brasil.  Seu conjunto, o Trio Montecarlo, vendeu mais de um milhão de discos com músicas cantadas, principalmente, em alemão.
A neta, Cíntia Schaeffer, filha de Egon, destacou-se como esportista, integrando a seleção brasileira de vôlei.
A casa que aparece na foto, residência de Leopoldo e Carolina, foi ampliada e transformou-se no armazém de Leopoldo Schaeffer, principal estabelecimento comercial da localidade, por muitas décadas.

Texto de Egon Arnoni Schaeffer, com foto do seu acervo

Nenhum comentário:

Postar um comentário