domingo, 7 de setembro de 2014

4756 - Gurizada do Sinodal em excursão ao Pareci

Egon Schaeffer prestes a ser "esfaqueado" por um colega seu do Colégio Sinodal


Num domingo do ano de 1951, alunos do Colégio Sinodal aceitaram o convite de um professor para passar o dia em Pareci Velho e Pareci Novo. Localidades então pertencentes, respectivamente, aos municípios de São Sebastião do Caí e Montenegro.
A turma foi de trem até a estação Pareci, no Pareci Velho. O professor tinha um primo que trabalhava guarda de controle de horário dos trens. Chegando lá, o mestre permitiu que os alunos explorassem a região.
A maior atração do lugar era a Barragem Rio Branco, onde existe (até hoje) o busto do Visconde de Rio Branco. Uma homenagem ao ministro de Dom Pedro II que foi o principal comandante do fabuloso projeto de colonização da região serrana do Rio Grande do Sul com a atração de imigrantes italianos. 
O passeio prolongou-se com uma visita à vila de Pareci Novo, no outro lado do rio, onde ainda estava ativo o seminário que foi o primeiro dos padres jesuítas de origem alemã no Rio Grande do Sul. Origem da Unisinos e de uma escola de sacerdotes que revolucionou a Igreja Católica no Brasil.
Num momento de descanso, enquanto o aluno Egon Schaeffer sorvia um chimarrão, um colega conseguiu flagrar o momento em que outro dos excursionistas, Werner Logues, intentava um homicídio usando uma faca. De brincadeira, é claro. Werner gostava muito de ver os seriados de aventura que eram exibidos nos cinemas naquela época. Especialmente os do personagem Jim das Selvas, interpretado por Johnny Weissmuller. O mesmo ator que imortalizou Tarzan.
Dias depois, quando a foto foi revelada e pode ser exibida para os colegas no Sinodal, fez o maior sucesso. A foto ficou exposta por uma semana para que todos a apreciassem. 
A volta para São Leopoldo, à tardinha, foi novamente de trem: uma composição puxada por locomotiva a vapor (então apelidadas de Maria Fumaça) e a foto ficou exposta por uma semana para que todos apreciassem.

Foto e texto de Egon A.Schaeffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário