sábado, 20 de setembro de 2014

4820 - Monte de retalhos de couro, no centro de Montenegro

As crianças brincavam na grande quantidade de retalhos acumulada





No local onde hoje se encontra o Supermercado IMEC, no Centro de Montenegro, existia  um monte de retalhos de couro. A criançada gostava se divertia no local.
No local onde hoje é o pátio do supermercado, havia a residência de João Silva, conforme comentou seus neto Edson Lutz da Silva, no Facebook.
Nelson Antônio dos Santos, também no Facebook, informa que as duas meninas de vestidos iguais  são suas irmãs Sônia e Áurea Marize.
O monte de retalhos de couro formou-se ali porque, ao lado, havia uma grande fábrica de calçados: a Renner Becker & Cia. Essa empresa foi criada em 1927, quando o maior empresário montenegrino do passado, Jacob Renner, associou-se com Carlos Júlio Becker, que já possuía uma pequena fábrica de calçados em Montenegro. Com o dinheiro da família Renner e de outros grandes empresários montenegrinos, como Gustavo Jahn (dono da Cervejaria Jahn), foram construídos prédios, adquiridos equipamentos  e montada uma indústria de calçados com alto padrão e em condições de produzir em grande volume.

Matéria publicada pelo jornal portoalengrense A Federação em 20 de abril de 1927


Fotos do acervo de Romélio Oliveira e João Luz (recorte de jornal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário