quarta-feira, 1 de outubro de 2014

4861 - Vista panorâmica em Costa da Serra em 1924

No ano de 1924, ainda eram poucas as casas construídas no núcleo central
de Costa da Serra, situado em torno da igreja


Essa foto da localidade de Costa da Serra foi feita por Edmundo Schaeffer, em 1924. Edmundo foi um caso raríssimo de fotógrafo amador naquela época, quando a fotografia ainda era muito pouco difundida. Ele fotografou durante toda a sua vida, deixando um acervo importantíssimo, atualmente em poder de seu filho Egon Arnoni Schaeffer.
A paisagem é de 1924, se for comparada com a que ele fez em 1926, nota-se um grande aumento no número de casas construídas na localidade.
Era, certamente, uma época de muita construção, quando se pode notar pelos caibros que aparecem no primeiro plano da foto. As casas, na época, principalmente de madeira, material muito barato na época, pois madeiras de qualidade, inclusive de araucárias, eram encontradas em abundância na própria região de Costa da Serra.
Pelo que se vê nessas fotos os colonos que chegavam à localidade construíam primeiro uma casa de tábuas. Para fazer as suas roças, eles precisavam desmatar e as árvores que derrubavam eram convertidas em caibros e tábuas, material apropriado para a construção das suas casas.
Só mais tarde, quando conseguiam melhor de vida com o desenvolvimento do seu trabalho, eles podiam pensar numa casa melhor, feita de pedras e tijolos.
Nota-se que havia poucas casas na época em que foi feita a foto. Estava apenas começando a concentração de casas nas  proximidades da igreja. Outra foto de Edmundo Schaeffer, feita dois anos mais tarde, mostra um número bem maior de casas na localidade.

Foto do acervo de Egon Arnoni Schaeffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário