Google+ Followers

Google+ Followers

Google+ Followers

domingo, 12 de outubro de 2014

4895 - Baile no Clube Riograndense em 1932

Baile do bloco Dynamite, no Clube Riograndense


O Clube Riograndense foi o grande local de lazer das famílias montenegrinas. As pessoas iam lá para jogar bolão e dançar no bailes. Mas também funcionou lá um dos primeiros cinemas da cidade e ocorriam apresentações teatrais, em peças montadas por grupos amadores formados por sócios do clube.
A foto mostra um baile realizado em 1932. Ele foi promovido por um dos diversos blocos (grupos) de bolonistas do clube: o Dynamite.
Hoje os clubes  não têm o mesmo vigor porque as pessoas contam em casa com a televisão, o computador e o vídeo game. Além disso, surgiram empresas que proporcionam diversão às pessoas, começando pelos cinemas. E os salões de baile ou danceterias também vieram competir com os bailes organizados pelas sociedades.
Os diretores dos clubes eram, e são, amadores: profissionais de outras áreas que dedicavam suas horas vagas às atividades do clube. Normalmente, eles não têm a mesma competência, talento organizacional e dedicação que precisa ter o empresário que administra os salões de baile e outros concorrentes.
Mesmo assim, os  clubes não morreram e, muitos, se desenvolvem satisfatoriamente. Eles só não têm a mesma importância dos clube de outrora, que eram quase a única oportunidade de lazer e de convivência existente na época.
A julgar pela foto, eram comuns os pareces de dançarinos serem formados por duas mulheres.

Foto do acervo de Romélio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário