sexta-feira, 24 de outubro de 2014

4932 - Meio milhão de acessos

O número que aparece  sobre a foto, na página inicial do blog, informa 
o número de acessos já obtido pelo blog
O Vale do Caí já se destaca por muitos aspectos positivos. Ter as melhores administrações municipais e os melhores índices de alfabetização do país são alguns deles. Mas não é só isso. A região se destaca em muitos outros aspectos. Inclusive por ter o maior blog de história regional do país.

Nesta semana, o blog denominado Histórias do Vale do Caí alcançou a invejável marca de 500.000 acessos. 

Fato notável, considerando-se que ele se dedica apenas ao estudo e à divulgação da história de uma região relativamente pequena. O vale tem apenas 200 mil habitantes.

Mesmo sem contar com apoio de governos ou de empresas privadas, o Histórias do Vale do Caí se aproxima de cinco mil postagens. Sendo, cada uma delas, equivalente a um artigo ou capítulo sobre temas da história da região.
ESFORÇO COLETIVO
Isso tem sido possível graças à colaboração de dezenas de pessoas, que fornecem informações e fotografias para o blog. 

No Histórias do Vale do Caí, cada postagem é acompanhada de uma (ou mais) fotografia. Com isso, o blog já acumula uma coleção de perto de cinco mil fotos relacionadas com os municípios componentes do Vale do Caí.

Desde Montenegro e Caí aos menores e mais distantes municípios, como Linha Nova e Barão acumulam considerável volume de informações e fotografias no blog.
BUSCA
O volume de material é tão grande que seria difícil encontrar o que mais interessa a cada pessoa: assuntos relativos à sua localidade ou a sua família, por exemplo. Mas, felizmente, existe um sistema de busca, semelhante ao Google, dentro do próprio Histórias do Caí. Basta digitar uma palavra chave (Schneider ou Pareci Novo, por exemplo) que as postagens desejadas são selecionadas e acessíveis para quem pesquisa.
EDUCAÇÃO
Com o seu acervo incomparável, o blog Histórias do Caí se torna um excelente instrumento para a educação. 

Será muito proveitoso para a formação das novas gerações se os professores de história passarem a utilizar o blog nas suas aulas, estimulando os alunos a fazer pesquisas sobre a história regional.

Criado em junho de 2009, o blog tem pouco mais de cinco anos de existência e continua crescendo rapidamente. Não faltam novas descobertas e contribuições e a intenção é chegar muito mais longe, revelando a maravilhosa história dessa terra tão peculiar e pródiga.
Matéria publicada pelo jornal Fato Novo na sua edição de 22 de outubro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário