sábado, 25 de outubro de 2014

4933 - Fotos de Garibaldi em 1912




















O atual município de Garibaldi já pertenceu a Montenegro, Conquistou a sua emancipação em 1900. Doze anos depois, em 1912, Álvaro da Costa Franco captou essas fotos da cidade, com sua máquina Kodak. Fotos que, hoje, são importante documentação histórica.
Seu filho Sérgio da Costa Franco é um grande historiador, dedicado principalmente ao estudo de Porto Alegre.
No passado, a Estrada Buarque de Macedo, que começava em Montenegro e ia até Lagoa Vermelha, no norte do estado. Por ela, já pela década de 1880 acontecia o tropeio de gado, que foi fator de desenvolvimento inicial. Em 1870 foi criada a primeira área de colonização estrangeira na região da Serra Gaúcha: a Colônia Conde D´Eu, com a chegada das primeiras 15 famílias de imigrantes europeus, vindas da Prússia (Alemanha). Já viviam no local alguns brasileiros de origem lusa e, também,uns poucos índios kaingangs.
Em 1874 começou a vinda mais intensa de imigrantes,vinda do norte da Itália, que foi fundamental para a povoação de toda a região serrana. Mas foi importante, também, a chegada de imigrantes círios, com os sobrenomes Koff, Nehme, Mereb, Lahude e Nejar, que se tornaram grandes comerciantes.

Fotos divulgadas na coluna Almanaque Gaúcho, de Ricardo Chaves, jornal Zero Hora, 
em 24 de outubro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário