terça-feira, 28 de outubro de 2014

4935 - São João, o morro das antenas e do gigante adormecido


Morro São João em Montenegro RS




O Morro São João é avistado de longe pelos que chegam ao município. Localizado no centro da cidade, possui uma estrada de acesso e dois mirantes. Diz a lenda que o Morro é um gigante adormecido.
DSCN1374
É possivel visualizar o Morro São João de praticamente toda a cidade. Embora seja um local anda pouco explorado para o Turismo, é sem dúvidas um dos locais mais promissores para uma grande variedade de opções turísticas.
Não é nem preciso subir até o topo do morro para ter uma visão prinvilegiada da cidade, pois durante a subida existem alguns pontos onde não há vegetação bloqueando a vista e se pode então ter uma visão muito interessante da cidade e do Rio Cai.
DSCN1401
Clareira que permite visão da cidade durante a subida do morro

A subido ao morro pode ser cansativa para quem tiver problemas cardíacos, mas no geral é uma subida constante, e que leva em torno de 1 hora a pé sem paradas. Se você quiser, você pode parar pelas clareiras, aproveitar o vento fresco e a vista.
Não é recomendado subir em dias de fortes ventos ou de chuva, deslizamentos já aconteceram no morro e arvores cairam, portanto é importante tomar muito cuidado ao subir o morro principalmente em dias de vento e chuva.
O melhor é subir o morro quando já estão alguns dias sem chover.
No topo do morro estão as antenas de comunicação, aparelhos de alta voltagem, que são necessários para a comunicação da cidade, porém ocupam a grande parte do topo do morro.
DSCN1407
Um dos únicos pontos de observação no moro é parcialmente obstruido pela estátua que fica localizada no local.
A imagem é uma homenagem ao Santo Antonio, personagem da mitologia católica.
DSCN1410

A Lenda do Gigante do Morro São João

Há muitos anos, antes da descoberta do Brasil, a região de Montenegro era habitada por índios, e tinha uma grande diversidade de animais e flores. Vivia entre as árvores do Vale do Caí um Gigante, do qual os índios fugiam assustados. Nem os pássaros chegavam perto dele, pois seu enorme tamanho a todos assustava.
O Gigante andava muito, sempre destruindo alguma coisa. Um dia um forte temporal atingiu a região, forçando o gigante a parar no meio do vale. O seu enorme corpo protegeu a vegetação e os habitantes do lugar, mas o esforço o deixou muito cansado. Quando ele se deitou para descansar, estendendo eu corpo no chão, um espírito da floresta o transformou em pedra.
Visto de longe, o conjunto de elevações que estão no centro de Montenegro remetem as formas do Gigante: o Morro da Pedreira (a cabeça), o Morro São João (o corpo, com sua enorme barriga e seus braços), e o Morro dos Fagundes, também conhecido como Morro da Formiga (as pernas e os pés).
Até hoje o Gigante dorme, coberto pela terra e vegetação, protegendo os montenegrinos da força dos ventos e tornando a paisagem do município mais bela.
Localização: estrada Cláudio Kranz, Montenegro RS
Abaixo foto de arquivo histórico do Morro São João
O gigante adormecido
Foto do acervo de Romélio Oliveira

Matéria publicada no site MontenegroTur

Nenhum comentário:

Postar um comentário