domingo, 2 de novembro de 2014

4946 - E. M. Borowski: fotógrafo no Cai do século XIX

Um fotógrafo alemão, de origem nobre, atuou em São Sebastião do Caí




















































No verso das fotos que produziam para clientes, os fotógrafos antigos costumavam gravar a sua marca com um carimbo. No final do século XIX os fotógrafos eram um tanto raros e não eram todas as cidades que contavam com um. 
O Caí, bastante próspero e dinâmico naquela época, contou com um fotógrafo do qual se encontram várias fotos em arquivos como o de Felipe Kuhn Braun.
Seu nome era E. M. von Borowski. O uso do von no nome era privilégio das famílias nobres. Borowski deve ser um imigrante tardio, chegado ao Brasil na segunda metade do século. Nessa época a colônia alemã no Rio Grande do Sul já havia prosperado bastante e contava com uma elite de comerciantes, industriais e até agronegociantes ricos. Formou-se, com isso, um ambiente propício, capaz de atrair  para cá pessoas cultas da Alemanha que vinham para cá em busca de novos horizontes.
Esses imigrantes deram grande contribuição para o desenvolvimento da colônia e do estado pelo fato de trazerem consigo conhecimentos tecnológicos, científicos e administrativos mais avançados do que os disponíveis no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário