sábado, 6 de dezembro de 2014

5017 - Trio Montecarlo: a música alemã no Vale do Caí

O Trio Montecarlo: o montenegrino Egon Schaeffer (ao centro), foi o criador
do grupo. Arno Bohn (à direita) nasceu no Pareci Novo


MONTENEGRO - Se você tem mais de 40 anos, sabe falar alemão e gosta de música,  deve lembrar - com saudade - das músicas de um conjunto musical chamado Trio Montecarlo.
Surgido em 1958, o trio era formado por dois montenegrinos - Egon Schaeffer e Arno Bohn - e pelo portoalegrense Kurt Dutzig.
O líder do trio era Egon Schaeffer que, embora ainda jovem (tinha 32 anos) já atuava na música há vinte anos, pois aos doze anos já fazia apresentações na rádio de Sanana do Livramento e formou o seu primeiro grupo musical: o Duo Missioneiro.
A primeira apresentação do conjunto foi realizada em Montenegro, no auditório do Lar Paroquial. Foi um sucesso, principalmente pelas músicas cantadas em alemão. O trio vinha atender a uma forte carência da colônia alemã no Brasil, que não encontrava discos com música cantada no seu idioma natural.
Atendendo a pedidos, logo foi realizada uma segunda apresentação em Montenegro. Essa no grande auditório do Cine Goioen, também em Montenegro. O sucesso repetiu-se e foi feita mais uma apresentação na cidade, em seguida: desta vez numa promoção do Roatary Club realizada no Clube Riograndense.
Depois dessas três apresentações e um ano de ensaios, Egon Schaeffer considerou que o seu trio estava pronto para ser um desafio maior: uma apresentação no programa de Maurício Sobrinho, que era a grande sensação da época, na Rádio Gaúcha.
O sucesso foi imediato. Tanto que Jairo Soares, diretor da gravadora Chantecler, de São Paulo - que estava presente no auditório - fez logo um convite para que o trio fosse a São Paulo gravar um disco long play. O disco tinha metade das músicas em alemão e foi essa metade que fez mais sucesso. 
Depois disso, o conjunto gravou dez LPs e vendeu mais de um milhão de cópias, sendo que as músicas de maior sucesso eram as cantadas em alemão.
Um dos grandes sucessos do Trio Montecarlo foi o disco de músicas natalinas.
A década de 1960 foi a fase de grande sucesso do Trio Montecarlo. Mas, como os seus três integrantes tinham outras profissões e um deles enfrentou um grave problema que o obrigou a afastar-se, o Montecarlo encerrou suas atividades no final daquela década.
Egon Schaeffer, que foi dono de farmácia em Montenegro, continua morando na cidade, onde atua no setor imobiliário. Mas nunca esqueceu os anos dourados em que ele se apresentou nas principais emissoras de TV do Brasil e se apresentou no principais palcos.
As gravações do Trio Montecarlo foram feitas em discos de vinil que, hoje, estão desgastados. Eles ainda podem ser encontrados no canal Mercado Livre, mas são discos antigos e desgastados o que prejudica a apreciação das músicas. 
Egon Schaeffer, nos últimos anos, vem desenvolvendo um trabalho de resgate  das músicas gravadas nos dez LPs do trio e começa da disponibilizar essas músicas no You Tube e no Facebook.  As primeiras gravações disponibilizadas são as músicas natalinas. Para ouvir, basta entrar no You Tube e digitar Trio Montecarlo natal. A palavra natal é necessária para separar as gravações do trio gaúcho de um trio colombiano que tem o mesmo nome.

Matéria do Fato Novo publicada em 6 de dezembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário